TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo abordar de forma densa as teorias da psicanálise do grande Psicólogo conhecido como Pai da psicanálise Sigmund Freud que ampliou os seus trabalhos na tentativa de querer explicar o manifesto do comportamento e da personalidade humana.

PSICANÁLISE

Sigmund Freud (1856 – 1939) foi um medico vienense que modificou radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparada a de Karl Marx na concepção dos processos históricos e sociais. A investigação sistêmica dessas dificuldades levou Freud à criação da Psicanalise. Segundo ele, apsicanálise é o nome deum procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos, euma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.  A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica.

O termo psicanálise é utilizado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a pratica profissional. Enquanto a teoria, esta caracterizada por um conjunto de conhecimentos sistemizados sobre o funcionamento da vida psíquica, já no método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginarias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.

O exercício da psicanálise ocorre de muitas formas. Ou seja, é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação, é aplicada no trabalho com grupos, instituições. A psicanalise também é um instrumento importante para analise e compreensão de fenômenos sociais relevantes, as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência, etc.

Compreender a psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento, etambém percorrer, no nível pessoal, a experiência inaugural de Freud e busca descobrir as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores.

Após Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o desenvolvimento e importância da psicanálise. Entre alguns, podemos citar Melanie KleinWinnicottBion e André Green. No entanto, a principal virada no seio da psicanálise, que conciliou ao mesmo tempo a inovação e a proposta de um "retorno a Freud" veio com o psicanalista francês Jacques Lacan. A partir daí outros importantes autores surgiram e convivem em nosso tempo, como Françoise DoltoSerge André, J-D Nasio e Jacques-Alain Miller.

A principal teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico

Freud proporciona a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria se baseia na existência de três sistemas de instancias psíquica: inconsciente, pré-consciente e consciente.

O inconsciente relata o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. Por exemplo, é atemporal, não existem as noções de passado e presente.

O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquele que não esta na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

O consciente é o sistema do aparelho psíquico que ganha ao mesmo tempo às informações do mundo exterior e as do mundo interior na consciência, destaca- se o fenômeno da percepção do mundo exterior e o raciocínio.

A descoberta da sexualidade infantil

Freud em suas inquirições na pratica clinica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, desvendou que a maioria de pensamentos e desejos contidos esta referido a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida das pessoas. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil. Essas declaraçõesapresentaram profundas repercussões na sociedade puritana da época, pela intuição regente da infância como inocente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com