TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO DA MULHER NO BRASIL E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR O PAÍS

Por:   •  22/4/2019  •  Artigo  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

A SITUAÇÃO DA MULHER NO BRASIL E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR O PAÍS

SUZANE FANDIM PEREIRA

A situação geral do Brasil já não é das melhores (crises na política, economia, educação) e nem consigo estimar desde quando para as mulheres, que vivem aqui (não apenas cidadãs), a luta é muito mais árdua e é questão de sobrevivência diária.

Os dados em várias áreas são assustadores, no âmbito político: temos menor número de mulheres atuando na política[1], ou seja, mesmo as mulheres sendo a maioria em número de eleitoras, não há incentivo à politicas públicas voltadas às mulheres. Homens nunca legislaram e não legislam para as mulheres e, em sua maioria, não se interessam por nossas pautas.

O Brasil é um dos países mais inseguros quando se trata de violência contra a mulher, um dos países que mais mata mulheres vítimas de violência doméstica, mesmo tenho leis tão bem escritas e elaboradas como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e o crime de feminicídio tipificado no Código Penal Brasileiro (art. 121, inciso VI), no que tange as medidas protetivas não são aplicadas como deveriam.

Assim, o número de denúncias está cada vez mais alto[2], porém os crimes e criminosos não são investigados, as medidas protetivas por conta da falta efetiva de fiscalização e a morosidade da Justiça Brasileira[3], os processos não evoluem e a mulher se torna ainda mais vulnerável após denunciar.

Sobre os estupros, o número não é nem um pouco animador, são em média 135[4] estupros POR DIA. É mais do que assustador.

Ser mulher em qualquer lugar do mundo não é fácil, vivemos em uma sociedade patriarcal com privilégios criados de homens para homens. Porém, ser mulher no Brasil é um ato (diário) de coragem, saber que você não tem segurança pública e, apesar de ter leis, se você for vítima de um crime, muito raramente verá a resolução deste com brevidade.

Estamos na iminência de uma eleição presidencial no Brasil e o candidato que mais cresce em pesquisas é o pior possível, um neofascista, autoritário, homofóbico, racista, machista que afirma que as mulheres devem ser menos contratadas por empresas e que devem ganhar menos, afinal de contas engravidamos[5].

Como se não bastassem todas as circunstâncias que já estamos vivendo, tal discurso machista do presidenciável vem ganhando proporções cada vez maiores seus aliados e eleitores têm agido com mais agressividade dia após dia e seu próprio filho, Eduardo Bolsonaro, faz afirmações esdrúxulas, do tipo: “As mulheres de direita são mais bonitas que as da esquerda. Elas não mostram os peitos e nem defecam nas ruas. As mulheres de direita têm mais higiene.”[6].

Sendo assim, o passado, o presente e o futuro estão cada vez mais incertos e desanimadores para as mulheres no Brasil, tendo em vista que o primeiro turno das eleições, o presidenciável de extrema direita (Bolsonaro), obteve 46,03% dos votos válidos.

A minha única esperança é o eleitorado feminino, somos maioria, então mantenhamos a esperança para um futuro um pouco mais ameno para nós mulheres que vivemos no Brasil. Um futuro com políticas públicas que sejam efetivas e viabilizem a melhoria da condição de ser mulher num país com um dos piores cenários para mulheres.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com