TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO SOCIAL DO IDOSO NO BRASIL

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II.

A SITUAÇÃO SOCIAL DO IDOSO NO BRASIL: O Idoso, a Família e os Cuidados.

SÉRIE: 8ª. SEM: VIII     ANO LETIVO: 2017

ACADÊMICA: Kênia Caires da Silva[1] RA: 894.812.375-0

ORIENTADORA: Ednalva Borges

Ceres-Go,

Novembro de 2017.

SUMÁRIO

RESUMO.............................................................................................................03

INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO..........................................................................................04

  1. FAMÍLIA E ENVELHECIMENTO.....................................................................04
  1. O ciclo vital da família e o envelhecimento......................................................05

1.2 As políticas sociais, a família e o cuidado.......................................................06

  1. O idoso, o cuidado e o cuidador......................................................................07
  1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS.......................................................................09
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................10

A SITUAÇÃO SOCIAL DO IDOSO NO BRASIL: O Idoso, a Família e os Cuidados.

RESUMO

A velhice é um fenômeno biológico que ocorre com os seres humanos com o passar dos anos; é difícil de ser definida, principalmente quando se almeja uma vida saudável, desejada por todos e para todos, nos dias atuais. Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população.

O idoso requer cuidados específicos e direcionados às peculiaridades advindas com o processo do envelhecimento sem segregá-los da sociedade. Portanto, a velhice deve ser compreendida em sua totalidade, e em suas múltiplas dimensões, visto que se constitui em um momento do processo biológico, mas não deixa de ser um fato social e cultural.

Assim sendo, esse artigo tem como objetivo discutir sobre a situação social do idoso no Brasil, considerando os aspectos demográficos, epidemiológicos e os aspectos psicossociais com destaque para a importância da família e as relações interpessoais.

Palavras- Chave: Idoso. Família. Cuidado. Política Social.

INTRODUÇÃO

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada. É uma fase em que, ponderando sobre a própria existência, o indivíduo idoso conclui que alcançou muitos objetivos, mas também sofreu muitas perdas, das quais a saúde destaca-se como um dos aspectos mais afetados. A sociedade passa por grandes modificações. A tecnologia avança, os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados, a vida é cada vez mais agitada, o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis, principalmente à medida que as pessoas vivem mais. Isso tudo exige uma capacidade de adaptação, que o idoso nem sempre possui, fazendo com que essas pessoas enfrentem diversos problemas sociais.

O aumento da expectativa de vida da população, fruto dos avanços da tecnologia e da medicina, é considerado uma conquista pela sociedade. Em consequência, há um aumento da parcela de idosos na população, acarretando mudanças no perfil das demandas por políticas públicas, pressionando o Estado, a sociedade e a família de diferentes formas. No que diz respeito à garantia das políticas sociais, é papel do Estado, juntamente com a sociedade e a família, prestar atendimento à pessoa idosa. Tal qual está assegurado nas legislações vigentes. Esta interação bem planejada, em torno de um objetivo comum, tende a resultar em um trabalho organizado, articulado e eficaz. A escassez de programas e a descontinuidade dos serviços pouco têm contribuído no enfretamento dessa realidade.

A intenção em abordar este tema implica questões decorrentes das mudanças no processo de envelhecimento e suas consequências, bem como, a necessidade da profissionalização dos cuidadores de pessoa idosa, demanda que tem estado em alta na sociedade brasileira. Alguns tipos de doenças degenerativas ou demências tem sido as grandes responsáveis pela necessidade de cuidados especializados na velhice. Daí a importância em refletirmos a respeito da complexidade que envolve o cuidado e os sujeitos responsáveis pela atividade, problematizando as questões que cercam essa ocupação e sua regulamentação como profissão.

 

DESENVOLVIMENTO.  

O número de famílias que cuidam de idosos em casa está a tornar-se cada vez mais, sejam: pais, avós, bisavós, familiares ou amigos próximos. Cuidar de um idoso em casa tem transformado muitas vezes em decisão da família em colocá-los a morar de vez num abrigo de idosos. Apesar do idoso ter todo o direito de ser tratado com carinho, respeito e dignidade, as famílias têm encontrado várias dificuldades em cuidar diariamente de um idoso em casa esteja doente, acamado ou em perfeita saúde, sem falar também que é uma grande responsabilidade. 

  1. FAMÍLIA E ENVELHECIMENTO.

Família é popularmente conhecida como o conjunto de pessoas que, com algum grau de parentesco, vivem na mesma residência e assim formam um lar. De acordo com Medeiros e Osório (2001, p. 06) “famílias são instituições com várias características, como laços de parentesco e normas de relacionamento que determinam direitos e obrigações de várias espécies a seus membros”. A família é uma instituição que, via de regra, possui grande valor em todas as camadas sociais tendo em vista que sua função principal é cuidar, zelar e proteger seus membros; entre outras responsabilidades. Com toda a carga social existente sobre o núcleo familiar, o Estado, no Brasil, de forma visível e significativa, se esquiva do compromisso e da responsabilidade com a proteção social da população. Logo, a família, toma para si a responsabilidade pelos seus membros e, enfrenta uma série de consequências naturais da evolução do ser humano. Entre elas, destaca-se o envelhecimento e a atividade do cuidado com o idoso, doente ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com