TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA

Por:   •  9/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

SOCIOLOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES DOCENTES NA ESCOLA ESTADUAL WALDEMIRO PERES LUSTOZA – MANAUS/AM

Jonas Carvalho Pinto 

RESUMO: Este trabalho trata sobre Sociologia e a Práxis Educativa em contexto do Ensino Médio em Escola Pública, onde se objetiva perceber quais teóricos e temas são desenvolvidos nas aulas de ensino médio na Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza em Manaus/AM. Para tanto procedeu-se através de observações na escola e entrevista com professores, resultando em conclusões de que há deficiências de aprendizagens nos alunos, bem como nas estruturas físicas e pedagógicas e que estas deficiências necessitam serem superadas. No entanto, mesmo diante das tais dificuldades, a escola, coletivamente, tem apresentado trabalho efetivo. Os professores desenvolvem conteúdos segundo PCN’s numa abordagem da pedagogia das práxis. Quanto a Sociologia e a práxis educativa pela ótica do docente, são apresentados os temas e nomes centrais da sociologia, tais como Emile Kurkheim, Marx Webw e Karl Marx, verificando-se inclusive boa receptividade à sociologia entre os alunos de ensino Médio. Também foi possível averiguar expectativas profissionais em que a sociologia não se afigurava entre os desejos futuros dos alunos, mas reconhecem a importância critica da sociologia.

Palavras-chave: Sociologia. Educação. Estágio. Ensino-aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Desde seu surgimento e formação a Sociologia possui a função de um olhar crítico sobre as relações em sociedade e suas estruturas reais e / ou simbólicas, aqui estão inclusas as relações institucionais e educacionais como elementos estratégicos na configuração societária e humana. Desta feita, tomando a área de concentração História e Epistemologia da Sociologia, este trabalho acadêmico recorta-se e intitula-se Sociologia e práxis educativa no Ensino Médio: considerações docentes na Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza – Manaus/AM. Assim, ao focar as expectativas teóricas e a práxis educativa no Ensino Médio pelo viés do professor de sociologia _ a pesquisa tomou como sujeito informante apenas professores de sociologia _ busca-se estar em sintonia com as demandas atuais da Educação Básica e com os contextos sociais que o Brasil vivencia, sejam tensões políticas, econômicas ou culturais. Nesse mesmo sentido, objetiva-se perceber quais teóricos e temas da sociologia são apresentados nas aulas de Ensino Médio da Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza em Manaus/AM, assim como perceber como a sociologia é percebida pelos alunos a partir do olhar docente, sua importância utilitária prática.

Portanto, diante da importância da sociologia enquanto ciência, do que é considerado hoje em sala de aula e do que se espera das políticas educacionais do ensino básico, é que esse trabalho se insere na expectativa de contribuição reflexiva atual, especialmente a partir da pesquisa com Ensino Médio na Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza em Manaus/AM.

No último parágrafo da introdução, você apresenta como o Paper está estruturado, ou seja, o que será abordado em cada tópico. Como bem expressam Tafner e Silva (2011) “[...] ao ler este último parágrafo, o leitor tem a sensação de encontrar ali uma espécie de sumário e pode ir direto para a seção que lhe for mais interessante”. (TAFNER; SILVA, 2011, p. 174).

2 A PRÁXIS EDUCATIVA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

O contexto educacional de ensino médio configura-se como palco estratégico para a formação humana dos indivíduos participantes, objetivamente alunos que são alvos de um preparo para a atuação cidadã. Este objetivo educacional é latente em todo processo educativo, bem como nas leis educacionais, sejam essas nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda, sejam em escolas públicas ou privadas.

        Quanto a este tema, abaixo cita-se uma consideração teórica de um dos fundadores das ciências sociais. Com suas palavras Emile Durkheim considera a Educação da seguinte maneira,

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não se encontram preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine (DURKHEIM, 1964, p. 42).

Para além das possibilidades de críticas, esta conceituação durkheimina sustenta a Educação como prática social, como fenômeno de importância social. Consequentemente, esta socialização educacional implica humanização dos atores envolvidos em função das transmissões de valores e de trocas simbólicas, ainda que a existência de tensões de identidades e de ideias sejam reais, estas não anulam as trocas, mas enriquecem o processo dinâmico de socialização educacional enquanto processo relacional característico. Nesse sentido, a socialização para Durkheim implica humanizar e essa humanização pressupõe a aquisição de conhecimentos, domínios, valores e sentimentos ligados à vida coletiva ao longo da existência que permitem, ao indivíduo e à coletividade, pensar e agir de maneira autônoma, exercitando sua cidadania.

Dentro desta compreensão da Educação como função humanizadora e socializadora, não há como negar a instrumentalidade da sociologia desde seu surgimento até os dias atuais. Sabe-se que o contexto histórico do surgimento da sociologia fora o tempo do Renascimento e da Modernidade. Assim, pode-se dizer que a sociologia aflora como disciplina científica envolvida pela evolução do conhecimento empírico para o científico, isto é, criticamente do mundo pré-moderno para o moderno, pois o mundo com suas mudanças e inovações necessitava de analises profundas que dessem conta de explicar os novos fenômenos sociais apresentados. É nesse cenário que emerge a importância da Sociologia como ciência para pensar as relações sociais e as instituições sociais.

Analogamente e certamente, esta emergência da sociologia se mantém em virtude da característica sempre atual, dinâmica e inovadora dos tempos atuais, desde sua configuração moderna até nossa contemporaneidade. Neste sentido a sociologia possui lugar estratégico para se pensar as configurações e relações sociais a partir do Ensino Médio. A citação a seguir expõe exatamente o entendimento que se pretende averiguar em relação a sociologia no Ensino Médio,

Falar em sociologia é falar dos reflexos das relações sociais, sejam através dos seus valores, necessidades, normas e/ou regras. O que precisa ficar claro é que o educador precisa despertar no aluno que a sociologia não se resume numa coletânea de teorias, mas num esforço coletivo de reflexão que busca promover o bem-estar individual e social. Para isso, ele pode trazer a realidade de cada aluno à discussão: com suas preferências musicais, religiosas, situação social envolvendo-o como responsável pela vida social que tem, bem como esclarecendo as causas e consequências de suas relações. Enfim, transformando-o em um agente transformador da sociedade (SASAKI, 2007, s/p).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com