TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DA SOCIOLOGIA EDUCATIVA

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DA SOCIOLOGIA EDUCATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

Estar alfabetizado é...

Eu a integrante :

Eu fui alfabetizada na primeira serie sem cartilha. Não sabia nada ate entrar na escola.

Tenho boas recordações da minha escola. Bom, tive uma ótima professora no primeiro ano e lembro até hoje como foi a primeira vez que vi o alfabeto lembro que cada letra tinha um bichinho ou objeto que iniciava com a letra e todos cantávamos musiquinhas assim foi muito fácil aprender a ler e escrever.

Eu a integrante : INTRODUÇÃO

A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócia educacional, e têm como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação; também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões.

A Sociologia da Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuadas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e campo do conhecimento dedica-se também à análise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir nos resultados escolares.

É então que se percebe mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso por que estes diferentes fatores tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados. Assim sendo, tudo isso é também. Matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação.

Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si só o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural; dos modos de vida; das ideologias; na formação para o trabalho; preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.

ETAPA I: CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve herança social, política, econômica e cultural, perceber a relação entre Sociologia e Pedagogia. Analisar o pensamento de Auguste Comte e Émile Durkheim. Entender o Positivismo de Auguste Comte. Refletir sobre a visão de escola de Émile Durkheim. Educação é exterior ao indivíduo. Não cabe a ele decidir se quer ser educado conforme o padrão social. Isso já está definido antes mesmo de seu nascimento. A educação tem um aspecto geral, não é um fato isolado. O fato social é como um material a ser disposto sobre uma mesa. O cientista o avalia sob diferentes perspectivas, procura desvendar os detalhes. Este olhar deve ser livre de todas as concepções e opiniões próprias.

Duas contribuições podem ser destacadas nesse contexto. Uma primeira é aquela por que têm passado os estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com