TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade Infantil

Por:   •  5/7/2018  •  Seminário  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5
  • SEXUALIDADE INFANTIL

A educação sexual tem relação geral no processo educacional da sociedade. Tendo uma visão cultural de valores, significados e comportamentos, que existem em forma de cultura ao redor da sexualidade. Antigamente a visão da sexualidade era ligada a aula de anatomia, biologia, e prevenção de doenças sexuais. Mas educação sexual vai muito, além disso. Pois o principal objetivo de educação sexual é preparar a pessoa para viver bem a sexualidade. Tal expressão de César Nunes (2000, p.129) “[...] é preciso afirma que as manifestações sexualidade da criança ocorrem em situações de existência, com motivações subjetivas e coordenadas circunstanciais de classes e os determinantes da historicidade”. Os interesses das crianças para adquirirem conhecimento sobre a sexualidade surgem pela curiosidade dos assuntos que surge na realidade atual. Segundo Freud Sigmund (1970 p. 29):

A criança possui, desde o principio, o instinto e as atividades sexuais. Elas os traz consigo para o mundo e deles provêm, através de uma evolução rica de etapas, a chamada sexualidade normal do adulto. Não são difíceis de observar as manifestações de atividade sexual infantil, ao contrário, deixa-la passas despercebidas ou incompreendidas é que é preciso considerar-se grave.

Contudo é preciso haver a sensibilidade para gerar uma abordagem do sexo e da sexualidade de maneira humanizada e bem orientada, pois na medida em que as crianças vão se desenvolvendo elas buscam outras coisas, porém existe uma diferença na psicossexualidade da criança e do adulto, para isso é preciso desconstruir os preconceitos.

  • RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA

Na educação infantil ao chegar à escola a criança já traz consigo algumas manifestações expressivas e dominantes, manipulando os órgãos sexuais e fazendo varias perguntas, como: de onde vêm os bebês etc. Mas devemos sempre lembrar que as crianças agem de maneira sensorial, descobrindo a sua corporeidade. Laura Muller (2013) faz a seguinte declaração:

Depois do nascimento da criança, os pais são os principais exemplos, tornando-se os primeiros e fundamentais educadores sexuais de sues filhos. O ambiente familiar deve ser um lugar aberto, por mais complexa que seja a conversa, em especifico sobre o tema tão tabu como a sexualidade, é de grande importância que os filhos sintam-se encorajados a conversa sobre o tema, trazendo seus dilemas, dúvidas e expectativas. O ambiente familiar precisa ser o porto seguro da criança, para a mesma tenha um local para recorrer sempre que seja necessário.

A falta de uma conversa transparente e natural dos pais e dos professores em relação à sexualidade e seus aspectos podem gerar atitudes repressivas sobre a criança, fazendo com que gere mais a "ansiedade" de querer saber sobre o assunto e buscar outras fontes que muitas vezes não são recomendáveis. Porque a condenação da curiosidade infantil sobre a sexualidade é claramente o fator e a causa para se desencadear a ansiedade. Para Ribeiro (2009) “é fundamental que a família seja um ambiente de discussão e de desenvolvimento mútuos, sendo capazes de iniciar conversas, trocas experiências e resolver conflitos sem violência”.

Ao fala de sexualidade na educação infantil, o educador deverá estar atento a muitas questões, pois o assunto abrange muitos preconceitos, tabus e crenças.  Além disso, a sexualidade é entendida como algo inerente ao ser humano, que se manifesta a partir do nascimento e vai até a morte [...] a sexualidade infantil irá se desenvolver a partir dos primeiros dias de vida e irá se manifesta de maneiras diferentes em todo período da infância. (BRASIL, 2000)

Por isso a total importância da relação dos pais, professores e sociedade é essencial nessa orientação da sexualidade infantil, pois a criança possui desde sempre o extinto dos processos e desenvolvimento sexuais. Por esse motivo o respeito de todos é de extrema responsabilidade de como essas questões serão abordadas na vida dessas crianças. Para evitar opressão e incompreensão em relação às manifestações da sexualidade, pois devido à falta de conhecimento as pessoais manifestam atitudes equivocadas. Contudo o que não se pode é reprimir a sexualidade das crianças nem seu corpo. Basta dá as informações na linguagem da criança de maneira de elas entendam, sem mentir, aumentar ou diminuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com