TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetoria Do Serviço Social

Casos: A Trajetoria Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Serviço social

2012

a trajetória do serviço social no brasil

Trabalho apresentado às disciplinas: Formação Social, Política e Econômica do Brasil; Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social I;Antropologia;Psicologia Geral do curso de Serviço Social Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores:Gleiton Lima;

Rosane Aparecida B. Malvezzi;

Giane Albiazzetti;

Lisnéia Rampazzo.

Araguaína-TO

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................... 04

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................... 05

3. CONCLUSÃO .................................................................................. 07

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................ 08

1 Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve resenha do texto Trajetória do serviço social no Brasil, Realizada pelo autor Raichelis, Raquel. Legitimidade popular e poder público. São Paulo. Cortez. 1988, Um texto essencial para a aprendizagem da história do serviço social, onde consta toda a origem da profissão de Assistente Social, Os objetivos e interesses políticos.

O texto proporciona ao leitor a reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversas expressões da questão social.

2 desenvolvimento

O texto trajetória do serviço social no Brasil o autor vem nos mostrar a hístória do serviço social no Brasil desde a antiguidade. O serviço social assumiu realmente que intermediava a atribuição entre o poder institucional e a população.

O desenvolvimento do serviço social veio apartir do movimento da igreja católica a partir da segunda metade da década de 20, A igreja católica foi fundamental para o desenvolvimento do serviço social quando se quando se organiza – se para assumir um papel ativo na chamada Questão social. Segundo o autor o serviço social toma forças quando a igreja reaglutina em torno de si as forças sociais de base cristâ que vão compor o chamado mivimento católico leigo, onde o serviço social irá representa um dos elementos que Serpa ultilizado noi projeto político – corporativo da igreja.

Na década de 30 surgiu o serviço social com a iniciativa de grupos majoritariamente femininos ligados a igreja católica, assim o serviço social veio se desenvolvendo ao longo do tempo, em 1936 foi criado a 1° escola de serviço social no Brasil em são Paulo, de acordo com o texto foi em um momento bastante dificio pois foi as vésperas da ditadura que implantava o estado novo. Os grupos ligados á hierarquia da igreja foram fundamentais para o serviço social pois fundarão no Rio de Janeiro e São Paulo centros e institutos que darão origem ás escolas de Serviço social.

Ao ler o texto é interessante como é contada a história do serviço social desde antigamente pois já trabalhava com a ação preventiva surgindo como um departamento especializado de ação social que funcionava como alternativa á caridade e á repressão, O objetivo era diminuir o desenvolvimento capitalista e seus subprodutos indesejáveis, sendo parte de um projeto de intervenção da igreja da dinâmica social.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com