TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilidade das Ciências Sociais

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

A utilidade das Ciências Sociais

        Desde que ingressei na universidade como estudante de Ciências Sociais, me ocorreu por diversas vezes o seguinte questionamento: "Quais são as reais utilidades das Ciências Sociais? Qual é a sua relevância social? Quais são os seus impactos na sociedade?  

        Infelizmente, diante da atual mercantilização e competitividade do saber e da academia, não tenho certeza do valor da pesquisa acadêmica dos cientistas sociais e de qualquer outro cientista também. Encorajados a fazer artigos que são utilizados e citados por outros fazedores de artigos, ignoram uma pergunta fundamental à um cientista: que impacto terá essa pesquisa na mudança do mundo?  

        Por outro lado, o mercado financiador anda cada vez mais interessado no "impacto" que essas pesquisas acadêmicas têm, financiando diversas delas para obter resultados para um determinado ramo do mercado. E por isso, me parece que os cientistas em geral não estão mais tão preocupados assim com a qualidade dos resultados de suas pesquisas, e sim com a quantidade que fazem e quanto financiamento ganhariam. Sendo assim, acabam muitas vezes trazendo resultados vagos que pouco tem impacto na solução de problemas reais.  

        Enfim, esses questionamentos podem ser utilizados para refletir sobre qual o impacto que a atividade dos cientistas sociais tem, sobre que tipo de valores os orientam atualmente e sobre qual o real valor do que produzem.

        Vale também chamar atenção para o fato de que o conhecimento fica muitas das vezes tão somente entre acadêmicos, estudando a complexidade do mundo real e se isolando em um paralelo onde as informações dificilmente chegam a quem ela seria útil.

        Portanto, já que a academia ainda retêm uma considerável confiança por parte do público, vejo que seria interessante a  publicação de obras em linguagem clara e acessível à todos, numa tentativa de fazer chegar o conhecimento científico ao grande público  e dar mais sentido à ele.

Referências Bibliográficas

1. https://ambienteterritoriosociedade-ics.org/2017/03/29/as-ciencias-sociais-como-virtuosismo-politico-e-social-a-epistemologia-de-bent-flyvbjerg/

2. https://ambienteterritoriosociedade-ics.org/2017/01/25/a-possibilidade-de-umas-ciencias-sociais-uteis/

3. https://ambienteterritoriosociedade-ics.org/2017/04/19/o-valor-das-ciencias-sociais-riscos-preconceitos-e-desafios-parte-i/

4. WRIGHT MILLS, Charles. Do Artesanato Intelectual. In: A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 [1959], p. 221-243.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com