TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A PESSOA IDOSA

Por:   •  12/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A PESSOA IDOSA

Violência, Crime e Idoso

RESUMO:

O presente trabalho objetiva caracterizar por meio de pesquisas em sites, livros e notícias sobre a violência sofrida pela pessoa idosa no âmbito doméstico. Ele irá relatar em modo geral a violência, tanto corporal quanto verbal, como abandonos e maus tratos.

Palavras-chave: idosos, violência, agressor, família, violência doméstica, violência intrafamiliar.

INTRODUÇÃO

Na atualidade para cada duas pessoas com até 15 anos existe um idoso acima de 60 anos, estimado que existe até 25 milhões de idosos no Brasil. De acordo com o IBGE o número de idosos no Brasil vem aumentando corriqueiramente, estima-se que até 2020, o país conte com 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, passando a ser o sexto país com mais idosos no mundo. Segundo o canal de Ouvidoria de direitos humanos foram registrados 12.454 denúncias de violência contra pessoa idosa nos quatros primeiros meses do ano de 2016 e a cada ano só vem aumentando, pesquisadores chegaram a estimar que 70% das vezes 11 traumas sofridos por eles não comparece nas estatísticas. idoso e seus familiares trabalhar. Diante desses fatos, cabe aos profissionais das áreas de assistência em sua função educativa e política, trabalhar os direitos sociais do idoso, resgatar a sua dignidade, estimular a consciência e participar da vida social dos mesmos. Da mesma forma a família a sociedade e o estado tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade bem estar e garantindo-lhes o direito à vida. É neste contexto que órgãos para a proteção e prestações básicas aos idosos são criados, como a promotoria do idoso, vara do idoso, Defensoria do idoso promovendo assim ressalvas de direitos como atendimento domiciliar pelo profissional de serviço social, ou então residência temporária em casos de vítimas de violência, reserva de leitos em hospitais e tudo que eu idoso precisa para viver a sua vida dignamente, sem ser maltratado ou abandonado. Portanto o maior antídoto contra violência é a inclusão na sociedade.

MATERIAIS E MÉTODOS

ABUSOS CONTRA IDOSOS

Os principais agressores domésticos são filhos adultos, membros da família ou cuidadores pagos ou informais. Os maus tratos normalmente se tornou mais frequente graves ao longo do tempo. Menos de 20% dos casos de maus tratos são relatados, portanto é de extrema importância a atenção por parte dos indivíduos de sua convivência , para identificar pacientes idosos em riscos de maus tratos, seja por presença de marcas corporais ou mudanças comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com