TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abrangência da antropologia: Antropologia

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

A abrangência da antropologia:

O início do texto relata primeiramente o que é a antropologia, em seu significado mais profundo e quais são as suas ramificações e por qual definição surgiu.

Sabe-se que antropologia vem de “Anthropos” = Homem e “Logos” = Estudo, sendo assim estudo do homem ou lógica do homem. A antropologia segue caminho dentro das ciências humanas, nascendo da filosofia, bem próximas às outras áreas como sociologia e outras que se agrupam para estudar o homem e suas relações com o mundo.

A antropologia abraça a gama do homem como todo, em suas diferenças, porém um ser igual. Tal pensamento pode ser mais bem visto no tempo do iluminismo, onde o ser humano passou a abrir a sua mente para aquilo que é diferente de si, para aproximar-se do outro, uma fase que revolucionou o homem a deixar de pensar em si, abrindo espaço para conhecimento até então não descoberto.

Reconhecendo a variedade do homem, sua cultura, seu modo de vida. Como Funari (2003) relata que “O mesmo e o outro são o mesmo”.

Segundo o autor, para ter esse pensamento é preciso “tomar distância da sua própria cultura” (FUNARI, 2003), e partir para compreender a cultura do outro, tirando seu preconceito.

O texto também mostra que a antropologia caminha junto com a biologia, embora há quem diga que a teoria da evolução não está ligada à antropologia. A antropologia estuda o homem em todos os seus conceitos, não apenas cultura, mas como ele se adapta e como se constitui em todos os sentidos em um ambiente e em uma época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com