TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise estrutural em linguística e antropologia

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 3

LEVÍ-STRAUSS. C. A análise estrutural em linguística e antropologia. In: Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012. P. 57-86.

Antropologia Estrutural é uma obra desenvolvida pelo francês Claude Lévi-Strauss, e considerada como uma das obras fundadoras do estruturalismo francês, no qual é proposto um novo método de estudo baseado na linguística estrutural. O capitulo comentado aqui tratará da Análise Estrutural em Linguística e Antropologia. Nesse artigo, Lévi-Strauss, aponta a linguística como a única área que pode reivindicar um posto de ciência por conta de ter conseguido elaborar um método positivo e eficaz, assim, frequentemente disciplinas vizinhas se inspiraram em seus métodos para tocar seus estudos, portanto a linguística é extremamente capaz de auxiliar os sociólogos nos estudos das questões de parentesco.

“Os linguistas oferecem aos sociólogos etimologias que permitem estabelecer entre certos termos de parentesco laços que não eram imediatamente perceptíveis. Inversamente, os sociólogos podem informar os linguistas quanto a costumes, regras positivas e proibições que tornam compreensível a persistência de determinados traços da linguagem, ou a instabilidade de termos ou grupos de termos. (p. 58)”. Observando a partir desse modo a linguística fornece a solução para derivados problemas ao encontrar no vocabulário contemporâneo a pertinácia permanente de certas relações desaparecidas. Já a sociologia se preocupa em expor a linguística a razão de sua etimologia e confirma sua validade. Contudo ambos seguem caminhos independentes sem haver um mínimo de esforço para unificar o progresso que foi gerado individualmente com o intuito de fazer ambas as ciências prosperarem.

Claude Leví-Strauss defende que os linguistas possuem métodos mais rigorosos e resultados seguros, e que por esse motivo os sociólogos poderiam toma-los como exemplo afim de reforçar e melhorar seus métodos. Além de apontar as contribuições da fonologia, a qual modificou situação da linguística ela não revelou apenas as perspectivas linguísticas, ela desempenha papel renovador nas ciências sociais. N. Troubletzkoy foi o responsável por isso por trazer a tona o método fonológico, que estava pautado em quatro procedimentos: primeiro o estudo da estrutura inconsciente, segundo o fato recusa-se a tratar termos como entidades independentes, em terceiro introduziu a noção de sistema, por fim visando descoberta de leis gerais.

Assim com o surgimento de novas perspectivas a interação e colaboração ocasional entre a linguística e sociologia passa a ser obrigatória. “Como os fonemas, os termos de parentesco são elementos de significação; como eles, só adquirem essa significação se integrados em sistemas; os “sistemas de parentesco”[...] (p.61)”. Então, Leví-Strauss lança a questão, poderia um sociólogo utilizando-se do método da fonologia levar sua ciência a um progresso análogo?

A resposta se monta a partir da analise da analogia superficial entre os sistemas fonológicos e o sistema de parentesco é tão grande que conduz imediatamente a um caminho equivocado que consiste em assimilar os termos de parentesco aos fonemas da língua do ponto de vista do seu tratamento formal. Porém uma analise realmente cientifica deve ser real, simplificadora e explicativa, deste modo, o tratamento dos termos de parentesco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com