TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Cultural e Antropologia Estrutural

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANTROPOLOGIA

Antropologia Social

Antropologia Cultural

Antropologia Estrutural e Sistemática

Alunos:

Curso: Comunicação Social

1º Período – Noite

ANTROPOLOGIA CULTURAL

A antropologia cultural se preocupa em apreender as múltiplas versões que a existência humana enseja. O rumos que ela busca são complexos, incessantemente enfocando o procedimento do Homem, suas culturas, linguagens, sistemas, os quais poderão ser observados na esfera pragmática.

         Frequentemente qualificada como “culturalista” pois fundamentalmente nos Estados Unidos, uma corrente culturalista em antropologia, cuja premissa básica era a de que uma dada cultura impõe um determinado modo de pensamento aos homens nela inseridos. A cultura condiciona o comportamento psicológico do indivíduo, sua maneira de pensar, a forma como percebe seu entorno e como extrai, acumula e organiza a informação daí proveniente. Kardiner procurou mostrar como uma fase da cultura forma a personalidade e como a personalidade resultante por sua vez forma outras fases da cultura, adentrando assim na inter-relação entre cultura e personalidade, não apenas na influência da cultura na personalidade.

A antropologia cultural tem três traços marcantes que estão interligados de certa forma;

  1. Estuda condutas humanas, pertencendo a uma mesma cultura, considerando inseparáveis uma da outra.
  2. Procura compreender a natureza dos processos de aquisição e transmissão, pelo indivíduo, de uma cultura.
  3. Por fim, estuda o social em sua evolução, mais especificamente sob processos de contato, difusão, interação e aculturação, isto é, imposição das normas de uma cultura por outra.

Ruth Benedict criou uma teoria do “arco cultural”, onde cada cultura realiza uma escolha e valoriza o determinado segmento do grande arco de círculo das possibilidades da humanidade.

Obras como a Amostras de Civilização de Ruth Benedict (1934), O Indivíduo e Sua Sociedade de Kardiner (1939), certamente a obra mais caracterizada como culturalismo americano. Essas obras baseadas em numerosas observações chegam a uma eixo central de que a antropologia cultural aparece ao mesmo tempo em : 1 )Ao nível dos traços singulares do comportamentos; 2)Ao nível da totalidade da nossa personalidade de base.

Esta modalidade antropológica também mergulha na investigação da evolução dos grupos humanos em todo o Planeta.

Antropologia Estrutural e Sistêmica

Diferentemente da antropologia cultural, a antropologia estrutural busca estudar a lógica da cultura, ou seja, ao invés de tratar apenas de um comportamento particular, caracterizado por um conjunto de tendências, ela busca entender a variedades das culturas, entendendo tudo como parte de um sistema onde cada indivíduo tem influência sobre o outro seja pela troca não verbal, de sensações, gestos, expressões corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com