TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da politica na vida de individuos em sociedade

Por:   •  29/10/2021  •  Dissertação  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da política na vida de uma sociedade é algo que, principalmente em momentos de crise como no atual cenário de pandemia, gera muito debate em toda a sociedade. Na Grécia Antiga, berço do pensamento ocidental, propositalmente a política era feita em praças e em construções próximas a grandes centros de comercio, pois era ali, nos ambientes públicos que observava o cotidiano dos cidadãos, o cuidado com as praças e nas feiras, onde o preços dos alimentos que abasteciam a população variavam de acordo com as decisões tomadas por meio da política, tanto na Grécia Antiga quanto no Brasil dos dias atuais a política impacta de diversas maneiras, direta e indiretamente a vida de todos os indivíduos que compõe uma sociedade.

O impacto de decisões politicas na vida cotidiana de uma sociedade não se dá ao acaso. A população de uma sociedade democrática por exemplo, escolhe representantes no âmbito da política, concedendo-lhes o poder político considerado legitimo, haja  a vista que suas decisões impactam todos os indivíduos da sociedade em questão, segundo John Locke, apenas o consentimento (da população) é a única fonte deste poder politico legitimo, portanto, as medidas e decisões importantes tomadas na política deveriam, na teoria, serem acatadas por toda a população, pois os seus representantes chegariam a um consenso que agradasse os interesses de todos os indivíduos que compõe a sociedade, o que não se observa na prática.

        Todavia, parte da população tende a não acatar tais decisões com facilidade, agindo de acordo com seus interesses individuais e não coletivos. Seguindo a ótica de Thomas Hobbes, o homem não é sociável por natureza, por conta disso determinadas atitudes individualistas ocorrem. Logo é dever do Estado tomar decisões que detenha as atitudes desses indivíduos que serão prejudiciais à maioria. De acordo com Maquiavel, o príncipe (Estado) deve ser dotado de virtù, um conjunto de características, dentre elas a sabedoria, e agir de modo que seu povo o ame ou o tema. No cenário atual da pandemia, nosso governo decidiu adotar medidas que fizeram os cidadãos teme-lo, impondo, por exemplo, a obrigatoriedade do fechamento dos comércios, e em caso de descumprimento, multas seriam aplicadas, mesmo parte da sociedade não acreditando ser a melhor opção a ser tomada, essa decisão foi seguida pelo temor de sofrer tais consequências.

        É inegável o fortalecimento do Estado neste atual período de crise. Este fato não pode ser desprezado porque, embora o descontentamento da sociedade com os desmandos políticos seja elevado, na visão de Hobbes a população cedeu sua liberdade ao firmar o pacto social, confiando o poder nas mãos do governo com o intuído de se proteger de perigos como este. O controle sobre a economia (como a viabilidade de deslocamento nos estabelecimentos ou a disponibilidade de auxílios emergenciais), do transporte e das políticas sanitárias (como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras) foram legitimadas e tornaram-se artifícios para o domínio governamental sobre o indivíduo. Desse modo, a importância política na vida do brasileiro foi ampliada após este perder um pouco de sua autonomia.

        O Estado tem a função de garantir o bem-estar social e possibilitar a vida em sociedade, conforme estabelecida na firmação do pacto social. Em momentos pandêmicos e de crise como os atuais é onde se verifica a influencia da politica na vida cotidiana dos indivíduos que compõe uma sociedade, seja na manutenção da inflação, que causou a alta do preço do arroz, na pratica da quarentena e até mesmo no uso de máscaras. A política influência diretamente e em todos os âmbitos a vida de toda a população, caso o contrário, não seria possível evitar o caos e a barbárie, e até mesmo não deveríamos mais nos submeter a este pois, não garantir o bem-estar social e a vida em sociedade seria uma quebra do pacto social firmado entre os homens.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com