TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da cultura do indivíduo e da sociedade

Tese: A importância da cultura do indivíduo e da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Significados de Cultura Indivíduo e Sociedade

No seu tratado de Sociologia do Conhecimento intitulado “A Construção Social da Realidade”, Peter Berger e Thomas Luckmann, desenvolvem uma análise dos “Processos de Legitimação pelos universos simbólicos” que toma por base a Intersubjetividade e a biografia individual.

Abordam o problema da transmissão a uma nova geração das “objetivações da ordem institucional”, assim tornada histórica. Quer dizer, a legitimação é uma questão de tradição teórica, incluindo as explicações e justificações.

Inicialmente legitimação “incipiente” acha-se presente “logo que um sistema de objetivações linguísticas das experiências humana é transmitido”.

Para Berger e Luckmann os universos simbólicos são passiveis de cristalização segundo processos de “objetivação, sedimentação e acumulação do conhecimento”. Esses processos de cristalização levam a um mundo de produtos teóricos que, porém, não perde suas raízes no mundo humano de tal sorte que os universos simbólicos se definem como “produtos sociais que têm uma história”.

A Análise dos processos de legitimação por Berger e Luckmann tem em conta que, nas objetivações em que as teorias são observadas, surge à questão de saber “até que ponto uma ordem institucional ou alguma parte dela é apreendido como uma facticidade não humana”, e que essa” é a questão da reificação da realidade social”.

A Reificação é uma modalidade da consciência, de tal sorte que, mesmo apreendendo o mundo em termos reificados, o homem continua a produzi-lo, o homem é capaz de produzir uma realidade que o nega.

Seria “um engano considerar a reificação como uma perversão de uma apreensão do mundo social originalmente não reificada”; “a apreensão original do mundo social é consideravelmente reificada”.

Completando seu esquema analítico, os autores mencionados notam que as instituições podem ser apreendidas em termos reificados quando se lhes outorga que através da reificação “o mundo das instituições parece fundir-se como o mundo da natureza”, da mesma maneira, os papéis sociais podem ser reificados, de tal sorte que” o setor da autoconsciência que foi objetivado num papel é então também apreendido como uma fatalidade inevitável, podendo o individuo negar qualquer responsabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com