TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do processo de socialização

Artigo: A importância do processo de socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

O indivíduo e a sociedade

A socialização é um processo cultural em que se adquirem maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão à família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.

No meu entendimento, seguindo a linha de raciocínio de Reinaldo Dias as principais características da família em relação ao indivíduo em seus primeiros passos de vida ele herda da família a estrutura básica do comportamento social, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A escola por sua vez agrega em valores e conhecimentos, desenvolvendo o individuo ainda na fase inicial (infância) a convivência em grupo e equipe.

Na infância o processo de socialização tem extrema relevância do ponto de vista na formação do individuo porque haja visto que a estrutura familiar interfere diretamente no comportamento deste individuo em sua formação, famílias desequilibradas psicologicamente entre outras posturas desvirtuosas transferem para o mesmo tal comportamento com isso as conseqüências que podem vir a ser atribuídas a sociedade pode ser catastrófica já que o mesmo pode vir a ser pelo seu histórico um cidadão de bem que agregue valores a sociedade sendo um intelectual atuante como também um marginal, assaltante e assim por diante.

Na minha vida particular tive a alegria de nascer em meio a uma família de paz com uma estrutura psicológica coerente com a realidade pessoas que me ensinaram a respeitar, amar as pessoas e acreditar na dignidade dos indivíduos quanto cidadão tal postura da família fez de mim uma pessoa de respeito, onde com luta e motivação adquiri status na sociedade e melhor que isso uma família, amigos tal próximos quanto irmãos poderia ser diferente não é?

Ao ver as noticias ruins atuais que passam na mídia televisiva agradeço a Deus pelo que sou e a instituições como está que ainda hoje me ajuda a crescer e ser um individuo melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com