TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A reinserção do idoso na sociedade santanense através dos grupos de convivência

Projeto de pesquisa: A reinserção do idoso na sociedade santanense através dos grupos de convivência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS 2010

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM BACHARELADO E LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

A reinserção do idoso na sociedade santanense através dos grupos de convivência.

GRACIONE LEÃO

ZORAIDE MAGALHÃES

MACAPÁ-2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS 2010

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM BACHARELADO E LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

A reinserção do idoso na sociedade santanense através dos grupos de convivência.

GRACIONE LEÃO

ZORAIDE MAGALHÃES

MACAPÁ - 2012

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Problema

3. Hipóteses

4. Objetivos

4.1. Geral

4.2. Especifico

5. Justificativas

6. Referencial Teórico

7. Metodologia

8. Cronograma

9. Referências Bibliográficas

1 – INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, passando pela Idade Média e Moderna, a função social dos homens mais antigos tinha infinidades de variações. A idade do idoso mudou com os anos: no Neolítico uma pessoa com apenas 26 anos estaria nos últimos anos de vida; na Idade Média morrer aos 40 anos seria normal, porque não teria chances de lutar contra as epidemias letais. Hoje, o número parece mais próximo dos 80 anos.

Nos dias atuais, o idoso é visto como um ser passado, que já não está mais na moda. Em outras épocas históricas, as civilizações os consideravam como uma fonte de sabedoria e desenvolviam um papel essencial no dia-a-dia da sociedade que pertenciam. Estudos antropológicos consideram que em épocas pré-históricas os anciãos eram respeitados e simbolizavam um grande valor pelo simples fato de subsistir.

Na maioria das sociedades contemporâneas eles não são valorizados positivamente, apesar do predomínio das raízes culturais ligadas ao velho continente. Na América Latina ainda existem povos pré-colombianos que continuam outorgando um valor ou uma função especial aos idosos.

No caso das sociedades indígenas, onde o papel do idoso é de extrema importância para a manutenção e transmissão dos conhecimentos da tribo. Em contraponto a esta afirmação, é sabido que as sociedades da Ásia, como o Japão, têm uma relação de extremo respeito pela população idosa.

A velhice tem sido tratada diferente, de acordo com os períodos históricos e com a estrutura social, cultural, econômico e político de cada povo e que os valores intrínsecos à representação que cada sociedade tem sobre essa condição do ser humano, serão os norteadores responsáveis pelas ações que possibilitem ou não a proteção e inclusão social dessa categoria; como também a qualidade das relações estabelecidas com eles.

Na sociedade contemporânea, eles sofrem várias discriminações, por entenderem que o idoso é um estorvo para sua família, devido os vários cuidados que sua idade exige. O Estatuto do Idoso vem para punir com multas ou até mesmo responsabiliza criminalmente, com penas de um a três anos de prisão, aqueles que discriminam, maltratam e abandonam o idoso.

2 – PROBLEMA

Atualmente, nossa sociedade oferece poucas oportunidades ao idoso para que este possa exercitar e ativar as suas lembranças, desta forma, o trabalho se propõe a discutir a importância para o idoso a vivencia em grupo.

Como esses grupos contribuem parra à reinserção do idoso de forma produtiva na sociedade e na família?

3 – HIPÓTESES

• Os grupos de idosos promovem o desenvolvimento das relações familiares e sociais, no sentido de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhar dos objetivos e interesses.

• O grupo trabalha a importância de encontrar soluções comuns e gerenciar conflitos entre outros aspectos do vínculo social.

• Contribui para que o idoso tenha uma nova perspectiva de vida, sentindo-se útil, valorizado e respeitado nos seus direitos dentro da família e na sociedade;

• Contribui para uma vida mais saudável, evitando assim, a dependência de remédios e para o aumento da longevidade.

• Contribuir para um novo olhar em relação ao mundo que o cerca, conscientizando-os de seus direitos e deveres.

4- OBJETIVOS

4.1 – GERAL

• Analisar a reinserção e as transformações ocorridas nos idosos dentro da sociedade ao participarem dos grupos de convivência.

4.2 – ESPECÍFICOS

• Analisar as transformações sociais e familiares na vida dos idosos ao participar do grupo;

• Analisar como as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com