TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO IDOSOS - Violência Contra o Idoso, Sociedade e Família

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 8

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO IDOSOS

Violência Contra o Idoso, Sociedade e Família

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2.DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROLBLEMA 4

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 4

3.1OBJETIVO GERAL 4

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4

4. JUSTIFICATIVA 4

5.METODOLOGIA 5

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

7.CRONOGRAMA DE PESQUISA 5

8. ORÇAMENTO 6

9. RESULTADOS ESPERADOS 6

10. REFERÊNCIAS 7

REFERÊNCIAS 8

1.INTRODUÇÃO

A violência à pessoa idosa no núcleo familiar é um problema que aumenta rapidamente nos dias atuais. O idoso torna – se vitima, por muitas vezes depender de seus familiares em diversos aspectos, pela convivência familiar, nós cuidados com a saúde e nas relações sociais. A violência contra o idoso representa uma violação de seus direitos como cidadãos.De acordo com as estatística do IBGE de 2010 (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) o número de pessoas idosas crescem aceleradamente no Brasil, causando assim uma transformação social demográfica, contendo menos jovens e mais idosos, assim afirma Félix (2007, p.23) que “ [...] as projeções indicam que em 2050, a população idosa será de 1 bilhão e 900 milhões, montante equivalente a população infantil de 0 a 14 anos de idade”.

Referente a este aumento populacional de idosos pode se observar que houve uma elevação nos casos de violência praticados contra os mesmos.

As agressões existentes contra a pessoa idosas contextualizam diversos aspectos que se qualificam em violência social e familiar, sendo essa última, das maiores agravantes sob o ponto de vista de alguns pesquisadores.

A violência doméstica praticada no ambiente familiar por parentes, curadores ou por cuidadores do idoso, enquanto que a violência social é identificada pelas ações de discriminações e preconceitos por parte da sociedade ou de instituições privadas ou públicas.

Este trabalho de curso se organiza em três capítulos sendo o primeiro capitulo uma breve discursão sobre o estatuto do idoso lei nº 10.741, lei de proteção aos idosos garantindo seus direitos na sociedade, faz também uma breve discursão sobre o plano de ação sobre o envelhecimento a politica nacional do idoso.

No segundo capitulo baseada nas obras de Maria Cecilia Minayo e Vicente Faleiros será realizada uma discursão sobre a violência contra a pessoa idosa no núcleo familiar, distinguindo ainda os tipos de violência sofridas pelos idosos , o perfil do idoso que sofre este tipo de violência e ainda o perfil de prática este tipo de abuso. No capitulo três são apresentadas as considersções finais sobre o estudo realizado que pretende trazer a compreensão sobre o tema.

2. Delimitação e formulação do Problema

A violência contra a pessoa idosa no núcleo familiar é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. Entretanto, somente após a aprovação do estatuto do idoso (LEI No 10.741, DE1º DE OUTUBRO DE2003), tem ganhado merecido reconhecimento.

Por depender de seus familiares em diversos aspectos, os idosos, tornam – se vitimas fáceis, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar.Representando desse modo, uma grave violação de seus direitos como cidadãos.

Apesar do aumento na incidência de violência contra o idoso, poucas pesquisas são realizadas com o objetivo de identificar e solucionar os diversos problemas já apresentados.

Se por um lado, a violência contra os idosos se insere nos núcleos familiares, muitas vezes invisíveis para a sociedade, por outro, nas sociedades capitalistas, a própria construção do “ser idoso”, que associa idade avançada à ilimitados, se traduz em violência social. Isso coloca a violência como parte de uma questão mais ampla de construção dacidadania em um ambiente democrático.

3. Formulação dos Objetivos Geral e específicos

3.1 Objetivo Geral

Persuadir ações que exijam familiares e cuidadores de pessoas idosas ao cumprimento do Estatuto do idoso no que diz respeito aos diversos tipos de violência física e moral sofrida pelos mesmo no seu núcleo familiar.

3.2 Objetivos Específicos:

Identificar as formas de violência mais comuns praticada contra os idosos;

Descrever a violência física e moral praticadas contra o idoso em recinto famíliar;

Analizar a visão dos idosos sobre a violência sofrida;

Analizar a visão dos profissionais que os atende sobre a violência sofrida.

4.JUSTIFICATIVA

Observando os inúmeros casos de violência contra o idoso ao acompanhamento de visitas domiciliares no CREAS, pude perceber que a maioria das pessoas não sabia onde fazer as denuncia e nem mesmo o contato da instituição responsável pelo atendimento.Sendo assim tive a vontade de me em envolver com tema através de pesquisa para construir e elaborar o projeto.

O levantamento de dados foi feito através de pesquisa quantitativa com informações coletadas com os próprios idosos, assistentes sociais e autoridades responsáveis. A coleta de informações corresponde aos locais onde foram realizados atendimentos.

Para adquirir as informações foi elaborado um questionário com questões relacionada sao tema descrito, sendo elas de caráter social e econômico, relação familiar e tipos de violências sofridas dentro e fora de casa e sua reflexão sobre a qualidade de vida.

Com as informações coletadas a elaboração do projeto garante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com