TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia determina ou condiciona?

Por:   •  28/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

A tecnologia determina ou condiciona?

Nas últimas décadas a tecnologia tem ganhado espaço em nossa vida de maneira espantosa. Seja no trabalho, na rua ou em casa, estamos constantemente em contato com aparelhos como televisões, DVDs, micro-ondas, celulares, computadores etc. Queiramos ou não, esta invasão tecnológica vem transformando o mundo durante o século 20 e ingressaram no século 21 com uma velocidade gigantesca.

Junto a esses avanços tecnológico surgiram também novas concepções, novas práticas, ocupações, tudo mudou em tão pouco tempo. Fala-se em então em Sociedade Midiática, em Era Digital, Era do Computador; a sociedade passou a ser denominada não por aquilo que é ou pelos seus feitos, mas à partir dos instrumentos que passou a utilizar para evoluir. Desse modo presencia-se na atualidade uma supremacia da tecnologia e uma revolução dos meios de comunicação sem precedentes. A mesma tornou-se um fim em si mesma, tornando a sociedade altamente dependente de seus recuso.

Desse modo vê-se que o homem da sociedade moderna está intimamente ligado a era tecnológica e essa dependência exorbitante é resultado da influência digital sobre seu desenvolvimento. Uma vez que,as influências tecnológicas estão imbricadas por todas as esferas - econômica, política e social; incluindo aí também a estrutura organizacional. É mediante estas e outros argumentos que a era digital tem sido palco de algumas discussões, uma vez que o seu poder de alcance tem transformado o curso da humanidade.

Ao considerarem que as tecnologias são desenvolvidas através de processos exteriores aos homens e à sociedade, acreditam realmente nos efeitos determinantes, e à partir de afirmações como estas que surge o seguinte questionamento: a tecnologia é determinante ou condicionante?

Autores como Castells (1999) afirma que se trata de uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que as tecnologias alteram o modo de vida dos homens, o modo como os homens as vivenciam, também as moldam. De acordo com seu ponto de vista, a inovação tecnológica condiciona os modos de viver e pensar da sociedade da mesma maneira que a sociedade condiciona o desenvolvimento da tecnologia dependendo das aplicações e usos que faz dela.

Sua teoria defende, portanto, que a tecnologia não determina a sociedade, nem a sociedade escreve o curso da transformação tecnológica. A ideia de condicionamento, em detrimento da de determinação, aparece também em Lévy (2003, p.25), quando diz que “uma técnica é produzida dentro de uma cultura, e uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas”. Então as tecnologias condicionam e não determinam, o autor sugere para que a sociedade enfatize as tecnologias como produtos de uma sociedade e de uma cultura, em vez de pensar no impacto delas na sociedade.

Diante do exposto nota-se que a tecnologia tem condicionado o comportamento humano, ou seja, a tecnologia tem moldado a maneira de viver de seus usuários, sobre isso Laraia discorre (2001), que a tecnologia é um dos principais fatores desencadeadores de processos adaptativos, a partir dos quais outras mudanças adaptativas se ramificam. Decorrente deste processo adaptativo e de condicionamento o ser humano pode acabar perdendo sua principal característica que é o poder de decisão.

Diante disso denota-se, que ao passo que a era digital traz consigo pontos positivos, ela também traz alguns pontos negativos, a exemplos podemos citar o fim das relações sociais, os laços afetivos estão sendo substituídas pelas relações virtuais, quando trazemos esses avanços tecnológicos para a economia constata-se que o trabalho de mão de obra humana vem sendo substituído por máquinas, e mesmo nos casos de alguns serviços em que precisam do trabalho humano e necessário ter domínio tecnológicos ,quando não se tem este domínio ocorre do que chamamos de exclusão digital .

Porém, tanto a expansão da era digital quanto a valorização da informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com