TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vila olímpica da maré

Por:   •  18/6/2015  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Assim que a VOM – Vila Olímpica da Maré - nasceu, o estado era ausente até mesmo nos quesitos mais básicos como saneamento básico e educação. A associação de moradores da Maré, a UNIMAR, desenvolveu um projeto de melhorias para a comunidade, um deles foi até Brasília sem recursos algum para falar com os governantes e este mesmo projeto foi aceito.

Inicicou-se então o projeto da Villa Olímpica da Maré, que foi fundada em 1999  e mais tarde serviu de inspiração à outras Vilas Olímpicas do Rio de Janeiro. Inicialmente, a mesma só oferecia o esporte aos moradores, mais tarde, o projeto foi se desenvolvendo em outras áreas também importantes e hoje atende a todos nos quesitos saúde, educação, inclusão social e cultura.

A VOM nada mais é do que um complexo sociodesportivo que resultou de um grande sonho da comunidade: ter um lugar onde eles pudessem ter acesso a atividades esportivas, culturais, educacionais, de saúde e também onde pudessem exercer a cidadania de cada um.  Seu público alvo são as crianças e os jovens, auxiliando no desenvolvimento, mas também existem atividades para todas as idades, como por exemplo a hidroginástica. Existem vários projetos que auxilam nestes jovens, mas atualmente a vertente que mais tem ajudado é a da educação, como por exemplo os projetos de pré-vestibular que prepara os estudantes para os concursos, o projeto Educar, que conta com o apoio da Petrobrás, que oferece maiores possibilidades de desenvolvimento integral e outros. Além disso, a VOM também atua como meio de ressocialização para as pessoas que saíram da vida do crime, oferecendo vagas de emprego e até mesmo trabalho comunitário. Pensando na integração comunitária, ela também oferece reuniões comunitárias, grupos de convivência e eventos, onde se fortalecem os elos entre os moradores e a VOM e levantam-se demandas da comunidade para o desenvolvimento de todos.

 O problema inicial foi a falta de dinheiro pra mantê-la, hoje ela conta com recursos financeiros da Prefeitura do Rio de Janeiro e por contratos com a Petrobrás, bem como com o apoio de dezenas de entidades.

O resultado de todo esse esforço é notório, pois ela oferece aos seus usuários a oportunidade de crescerem dentro de suas diferentes atividades. Existem vários exemplos de destaque, como os 25 alunos que foram selecionados para o balé Bolshoi, na área dos esportes a Equipe de Natação encaminhou 3 alunos para Clubes o Clube de Regatas Flamengo, a equipe de Ginástica Olímpica encaminhou 12 alunos para Clubes de Referência tais como Vasco, Flamengo e Colégio Militar e a lutadora de karatê que venceu o Campeonato Carioca, o vice campeonato Brasileiro e recentemente o 5º lugar no Sul Americano e na área da educação, os alunos que conseguiram bolsas em faculdades e escolas estrangeiras e os que através do projeto de pré-vestibular conseguiram vagas em escolas federais do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com