TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABERTURA DE EMPRESA

Ensaios: ABERTURA DE EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

ABERTURA DE UMA EMPRESA

DESENVOLVIMENTO

1. Empreendedorismo

Para iniciar no campo empresarial é preciso de um espírito empreendedor. Sendo que empreender tem a ver com assumir risco, fazer a diferença, começar algo novo, implementar ideias e buscar oportunidades. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens, constituir um negócio e ser “patrão” de si mesmo, atualmente quem decide empreender não busca apenas o retorno financeiro, mas também a autorrealização. Conforme pesquisas da organização Endeavor o Brasil revela que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa.

Contudo, pode ser mais complicado do que se imagina, muitos têm buscado no empreendedorismo o caminho para o sucesso, entretanto nem todos têm conseguido atingir o almejado. Pois apenas iniciativa e uma boa ideia não basta é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

É preocupante o fato de muitos possuíram apenas iniciativa e tentaram empreender esperando que vontade e sorte fossem os ingredientes principais para a geração de grandes negócios, mas é preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade.

É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento. Segundo consultor do Sebrae-SP Sérgio Diniz as principais características que um empreendedor deve ter, para o sucesso de seu negócio. São elas:

“1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, "Não se pode desistir", insiste Diniz;

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento", afirma o consultor;

5. Eficiência e qualidade: as empresas necessitam de uma administração de seus recursos, para garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Diniz. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio."

7. Liderança: "O empreendedor deve ser o líder na sua empresa", afirma Diniz. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. "Ele deve também ser um gestor de pessoas", completa o consultor.

2. ANALISE MERCADOLOGICA

Visto as características e presunção do empreendedorismo, tornou-se necessário analisar as futuras tendências de mercado. As empresas inovadoras, que continuamente lideram seus respectivos setores trabalham e estudam o mercado para se estabelecerem e se tornarem líderes futuramente.

Segundo Spulber (1999) “As empresas ganham construindo pontes de acessão ao mercado, criando inovações que unam seus clientes e fornecedores”.

Sendo assim analisamos criteriosamente o ambiente mercadológico e buscamos compreender, o que realmente o consumidor está procurando e tentamos trazer isso mais próximo da nossa realidade. Com isso escolhermos atuar no ramo do comércio de insumos agrícolas.

Por inúmeros motivos confiamos que a atividade agrícola pode ser uma atividade rentável e de sucesso. Uma vez que o Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água e no relevo.

Tem um relevante destaque no âmbito mundial sendo o 2º produtor mundial de soja, e apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O País também lidera a produtividade agrícola na América Latina e possui projeção de crescimento para os próximos 10 anos em 40%. O aumento da população e a consequente demanda por alimentos também são fatores que contribuem para o crescimento da área.

Após uma analise ampla das oportunidades do negócio em questão, ponderamos as mesmas conveniências, mas para região aonde a empresa irá se localizar chegando à conclusão que a região de Assis também oferece oportunidades de sucesso devido a um considerado número de clientes alvos e abrangência de recursos.

2.1 Identificação do Publico alvo

O ramo de negócio escolhido tem como seu público alvo os pequenos e grandes agricultores, moradores da região que buscam produtos com qualidade, inovadores e um excelente atendimento.

2.2 Concorrência

O direito da concorrência é uma forma de intervenção do Estado na liberdade de iniciativa dos agentes econômicos. Evitando que prejudique o social, e o mercado financeiro.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas são as concorrências. Visto que encontramos como concorrentes da AgroForça, as seguinte empresas:

 Agromar

 Bela Agrícola

 Cooperativa Pedrinha Paulista

 BMW

 Coopermota

3 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa em questão atende pela razão social de AgroForça comércio de sementes e defensivos agrícolas Ltda, pois conforme as inovações do Código Civil fica determinado que conste no nome empresarial a designação do obejeto da sociedade. E pelo nome fantasia de AgroForça.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com