TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de universidade e ciências unisul virtual

Por:   •  11/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 5

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Universidade e Ciência

Curso: Administração        

Professora Dra. Conceição Aparecida Kindermann

Nome do aluno: Victor Silveira Marques        

Data: 25/04/16

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,6 pontos)

Deve-se entender a leitura como atribuição de sentido. Ao ler, desencadeamos o processo de significação do texto. Para que haja esse processo de significação, é necessário fazer inferências a partir da linearidade do texto, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos.

Considere o texto:

[pic 4]

Disponível em: . Data de acesso: 05/04/2016.

A partir dessa acepção de leitura, responda às questões propostas abaixo: Obs. Cada item da resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.

  1. Quais conhecimentos de mundo devem ser acionados a partir da linearidade do texto (explícito)? (1,2 pontos)

Resposta:

Este texto apresenta uma mensagem implícita, onde menciona que restam apenas 8,5% da Mata Atlântica, deixando implícito assim que estão desmatando ela. E interpretando a imagem junto com o texto, onde pede para abraçar esta causa, demonstra que estão pedindo ajuda para este caso.

  1. Com base nesses conhecimentos de mundo apreendidos, é possível fazer uma leitura no nível do implícito. Indique um pressuposto (1,2 pontos) e um subentendido (1,2 pontos), exemplificando-os.

Resposta:

Ao mencionar que restam apenas 8,5% da Mata Atlântica fica pressuposto que antes havia uma maior quantia da mata. E na mesma frase fica subentendido de que estão desmatando ela.

 

Questão 2 (2,4 pontos)

O discurso, nos estudos da linguagem, deve ser entendido como conjunto de princípios, valores e significados que estão por trás do texto. Pode-se dizer, então, que todo discurso é investido de ideologias, isto é, maneiras específicas de conceber a realidade. Assim, a língua se materializa no texto e é no texto que emerge o discurso, ou seja, o discurso só tem existência na materialidade significante do texto. No texto, passarão, conjuntamente, a história e a ideologia. (Ver Universidade e Ciência, 2014, p.55).

Com base nessas informações, leia o texto a seguir e responda: Qual(is) discurso(s) permeia(m) essa charge? Justifique sua resposta de forma argumentativa.

Obs. Sua resposta deve ter em torno de 7 a 10 linhas.

[pic 5]

Disponível em: < http://www.chargeonline.com.br/>. Data de acesso: 05/04/2016.

Resposta:

Fica subentendido que hoje em dia as pessoas necessitam de algo ou de alguém para adquirir bom senso, onde na charge ele menciona que é mais fácil adquirir através da picada do mosquito Aedes aegypti do que por conta própria. Ficando “no ar” a falta de preocupação e dever das pessoas quanto à proliferação do mosquito, na qual, medidas simples e de bom senso poderiam ser tomadas para diminuir a epidemia.

Questão 3 (4,0 pontos)

A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, com base no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas propostos e, para isso, a utilização de métodos científicos. Trata-se, então, dos métodos de abordagem, cujos tipos mais frequentes são dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e o fenomenológico. Se for classificada de acordo com o nível de profundidade do estudo ou objetivos, há três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Ainda, devem ser consideradas as variáveis.

Com base nesse texto, leia o resumo a seguir:

Autor: Aline Cristina de Oliveira Abbonizio

Título da tese: Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades

RESUMO

O objeto desta tese são os aspectos que distinguem a educação escolar indígena da educação escolar convencional. Especificamente, dirige-se a processos educacionais que possam ser classificados como inovadores, ou seja, tentativas de alteração de práticas educacionais consideradas costumeiras. O objetivo principal foi definir a educação escolar indígena a partir da relação que esta estabelece com as aspirações de futuro das comunidades. Para tanto foi examinada a hipótese de que experiências recentes de escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares com objetivos comunitários. Esta hipótese foi confirmada no estudo de caso da Escola Indígena Khumuno Wuu, que fica em território do povo Kotiria (Wanano), na Comunidade Caruru Cachoeira, alto rio Uaupés, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, Amazônia brasileira. Conclui que, ao refletirem sobre o que querem da sua escola, os Kotiria elaboram e executam seus planos para o contexto atual e para as novas gerações, o que faz da escola espaço principal de reunião comunitária, debate e intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (378.8 Kb)   docx (773.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com