TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE

Trabalho Universitário: ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.159 Palavras (17 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SOBRADINHO-DF (7110)

Curso: ADMINISTRAÇÃO N 80

ANA CRISTINA FERREIRA MOREIRA RA 222513

CARLOS OTON DE SOUZA PORTO RA 197405

GIULIANA MOITA SALES RA 222997

JOSÉ EDNALDO DE PÁDUA RA 202620

LUIZ LIMA MACHADO RA 198689

PARECER E ANÁLISE

Trabalho apresentado a Professora Mônica Satolani da disciplina de Gestão da Qualidade, como requisito parcial para obtenção da nota final da disciplina.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SOBRADINHO-DF (7110)

Curso: ADMINISTRAÇÃO N 80

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................................1

Etapa 1 Gestão da Qualidade - Passos 1, 2 e 3...........................................................................1

Etapa 2 – Gestão da Qualidade Total - Passos 1, 2, 3 e 4...........................................................7

Etapa 3 – Controle da Qualidade On-Line- Passos 1, 2 e 3......................................................11

Etapa 4 - Processo de Melhoria Contínua na Gestão da Qualidade – Passos 1, 2, 3 e 4..........13

Considerações finais.................................................................................................................13

Referência Bibliográfica.........................................................................................................15

Introdução

Este trabalho foi mostrar a importância da gestão da qualidade em qualquer empresa, sendo ela pequena ou grande, e que o método Kaizen é uma forma de programa muito eficiente quando aplicado em todos os níveis da empresa, desde o diretor até o operador de maquina.

A empresa que adota o método Kaizen tem seus produtos com uma qualidade superior e assim vem ganhando de sues concorrentes.

Etapa 1 Gestão da Qualidade - Passos 1, 2 e 3

Gestão da qualidade

Voltando um pouco no tempo, antes da Revolução Industrial, a qualidade era praticada pelos artesãos, que, após construir seu produto, verificavam se ele estava de acordo com o previsto.

O Japão desenvolveu sua qualidade, sob consultoria dos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial e envolvia não só a qualidade dos produtos, mas também tudo o que pudesse influenciar na qualidade, tais como pessoas e ambiente. A qualidade no Japão recebeu a denominação de TQC – Total Quality Control (Controle da Qualidade Total).

O que é qualidade?

As principais definições para qualidade vêm dos chamados “gurus da qualidade” que no passado se debruçaram sobre o tema. O que é qualidade?

1 - Baseada no produto.

2 - Baseada no cliente.

3 - Transcendente.

4 - Baseada no valor.

Definições de qualidade

Deming – Destaca que somente o cliente é quem pode dizer se há qualidade. Também destaca o papel da Melhoria contínua.

Juran – ensina-nos que qualidade é “adequação ao uso”, ou seja, dependendo da aplicação do produto ou serviço, um poderá ter mais qualidade do que o outro.

Crosby – afirma que “qualidade é conformidade com as exigências”. De nada adianta produzir um produto excelente, se ele não atender às necessidades dos clientes.

Ishikawa – Produtos e serviços que são econômicos, mais úteis e sempre satisfatórios ao consumidor.

Feigenbaum – “Qualidade quer dizer o melhor para certas condições dos clientes, como o verdadeiro uso e o preço de venda do produto”. De nada adianta produzir um produto de altíssima qualidade se o cliente não pode pagar por ela.

Evolução da qualidade

A evolução da qualidade passou por três grandes fases: era da inspeção, era do controle estatístico e era da qualidade total.

Na era da inspeção, o produto era verificado (inspecionado) pelo produtor e pelo cliente, o que ocorreu pouco antes da revolução industrial, período em que atingiu seu auge. Os principais responsáveis pela inspeção eram os próprios artesãos. Nesta época, o foco principal estava na detecção de eventuais defeitos de fabricação, sem haver metodologia preestabelecida para executá-la.

Na era seguinte (controle estatístico), o controle da inspeção foi aprimorado por meio da utilização de técnicas estatísticas. Em função do crescimento da demanda mundial por produtos manufaturados, inviabilizou-se a execução da inspeção produto a produto, como na era anterior, e a técnica da amostragem passou a ser utilizada. Nesse novo sistema, que obedecia a cálculos estratégicos, certo numero de produto era selecionado aleatoriamente para ser inspecionado, de forma que representasse todo o grupo e, a partir deles, verificava-se a qualidade de todo o lote. No inicio dessa era, o enfoque também recaia sobre o produto, como no caso anterior. Porem, com o passar do tempo, foi se deslocando para o controle do processo de produção, possibilitando o surgimento das condições necessárias para o inicio da era da qualidade total.

Na era da qualidade total, na qual se enquadra o período em que estamos vivendo, a ênfase passa a ser o cliente, tornando-se o centro das atenções das organizações que dirigem seus esforços para satisfazer às suas necessidades e expectativas. A principal característica dessa era é que “toda a empresa passa a ser responsável pela garantia da qualidade dos produtos e serviços”, todos os funcionários e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com