TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  4.505 Visualizações

Página 1 de 3

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2004.

O livro “O que é o trabalho” da autora Suzana Albornoz, tem uma linguagem fácil e o que torna a leitura mais interessante é o fato da autora fazer correlações com os fatos históricos e os fatos atuais, o tema central é fazer o leitor quebrar a ideia que tinha sobre o que as pessoas pensam a cerca do trabalho, logo no início do livro a autora fala sobre os significados da palavra trabalho em outras línguas e podemos claramente perceber que existem, dois tipos de significados, o que a autora ressalta que quando se de fato a pessoa tem uma experiência com o trabalho poderiam ter outra noção do que seria esse trabalho, afirma ainda que já outras pessoas mesmo exercendo um trabalho, não possuem a noção do que realmente tal palavra signifique.

Apesar de a autora trazer a tradução de vários conceitos da palavra trabalho, ela ressalta que em Português a palavra tem apenas um significado. Popularmente a palavra trabalho é naturalmente atribuída a força física, ou seja um esforço rotineiro que terá um determinado resultado final. Apesar de possuir tal associação ao esforço físico, a palavra trabalho não se resume apenas a isso, no livro a autora apresenta vários significados pra essa palavra, o trabalho é considerada também o estado mental, a autora busca frisar isso em seu texto. Pág jhdis

CITAÇÃO 1

Toda a história humana sempre foi cercada pelo trabalho, desde a antiguidade as pessoas buscavam um determinado trabalho em que se sentissem à vontade ou no mínimo familiarizados, atualmente a situação não é diferente. Ou seja, o trabalho esteve presente desde sempre por toda a questão da evolução do homem e por ser modificador.

No decorrer da história do homem, o conceito de trabalho foi mudando, antes, sua função era para o sustento, já hoje funciona tendo como base o modo capitalista e sempre visando uma produção maior. Com essa necessidade de se produzir mais, houve uma evolução e novas formas tecnológicas principalmente, foram introduzidas para auxiliar no trabalho do homem, de modo a delegar apenas algumas funções à cada trabalhador, sendo assim o trabalhador perde a noção do quanto custa sua força de trabalho, e do que de fato está produzindo, deixando tudo nas mãos no empregador, pois desempenha apenas algumas funções e não acompanhando o processo todo.

CITAÇÂO 2. Part I e II

A autora ainda frisa que junto com essa evolução, surgiu a separação familiar, pois os ofícios antigamente eram realizados dentro de casa e em contato com a família, porém hoje em dia, esse contato familiar é perdido, em consequência disso, vários problemas iniciam-se a partir disso. As que mais sofrem são as mulheres, por não terem onde deixarem seus filhos, hoje em dia, algumas empresas já oferecem creches e escolas próximo ao local de trabalho.

A autora ainda levanta uma reflexão a cerca de trabalho e emprego serem utilizados com o mesmo sentido, quando na verdade não acontece dessa maneira, pois segundo Suzana, nem todos que trabalham têm um emprego, mas todos que tem um emprego trabalham. Dentro do Capitalismo existente na nossa Sociedade, a produção tem sinônimo de lucro. Porém é necessário que se entenda o que é um trabalho produtivo, ou seja, todo trabalho que é feito por necessidade, desde uma simples costura que se faz nas roupas dos filhos num dia de frio, mesmo não visando lucrar, se torna um trabalho produtivo. Para muitos o trabalho é um fardo, para outros, é algo necessário, podemos perceber assim, as várias correntes do pensamento geográfico, como o marxismo, capitalismo. Segundo Suzana, o trabalho deve ser visto como uma fonte de prazer, o trabalhador deve se sentir bem ao fazê-lo e não frustrado, pois assim, tal trabalho terá um sentido para o trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com