TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALCOOLISMO NA ADOLESCENCIA

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA SÔNIA SILVA

Alcoólismo  na adolescência

 

 

[pic 3]

Maceió/AL

2015

MARIA SÔNIA SILVA

Alcoólismo  na adolescência

Trabalho do Curso Superior de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social.

Prof.(s). Amanda Boza Gonçalves, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.

Maceió/Al

2015

  1. JUSTIFICATIVA...........................................................................................04
  2. OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO...........................................................05
  3. INTRODUÇÃO.............................................................................................06
  4. METODOLOGIA..........................................................................................09
  5. CRONOGRAMA..........................................................................................10
  6. ORÇAMENTO..............................................................................................11
  7. REFERÊNCIAS............................................................................................12
  8. RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................13

10.REFERÊNCIAS............................................................................................14

JUSTIFICATIVA

O consumo de álcool é frequentemente nomeado como um grande problema de saúde pública, podendo interferir simultaneamente na vida pessoal, familiar, escolar, ocupacional e social. Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álccol também é considerado uma droga psicotropica, pois ele atua ao nivel do sistema nervoso central provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para dependência, sendo considerada questão de saúde pública no País. O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central (SNC) Cérebro, mais as primeiras sensações são de uma leve euforia,  por isso a pessoa fica mais desinibida ou alegre. Após esse momento, vai se tornando sonolenta e com poucos reflexos, podendo com o aumento das doses, perder a conciência e entrar em coma.    

Diante dessa problemática quais são as consequências que o uso abusivo de bebidas alcoólicas podem causar, os princinpais fatores e por que a bebida está cada vez mais na vida dos jovens.

Usar o serviço de saúde é um direito de todos, nenhum serviço de saúde pode recusar acolhimento à pessoa que estiver sob efeito de álcool ou outra droga.

A estratégia de redução de danos é amparada pelo artigo 196 da Constituição Federal, como medida de intervenção protetiva, assistencial, de promoção da saúde e dos direitos humanos: “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo sobre politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação”.

OBJETIVOS:

Geral:

Concientizar os adolescentes sobre os riscos que o alcoól pode trazer a saúde

Especificos:

  • Averiguar de que formas as familias estão sendo acompanhadas e como reage diante da problematica que se encontra os seus filhos.
  • Mostrar as principais consequencias que o álcool pode causar
  • Identificar as dificuldades e necessidades das familias

INTRODUÇÃO

Maceió é a capital de Alagoas, estado conhecido como “o paraiso das águas” eleito a capital americana da cultura de 2002, é uma cidade que se destaca por sua exuberante beleza natuaral e por seu monumento histórico com um notável conjunto arquitetônico. O artesanato também encanta os turistas de todo o mundo, mostrando trabalhos em palhas, madeira e cerâmica que chama a atenção pela riqueza de detalhe. Nesta mesma cidade de belas praias e lagos, também tem seus bairros perifericos se destacando com grande repercussão nos noticiários de jornais.

Infelizmente, o envolvimento de adolescentes com álcool e  droga vem tomando grande dimensão nos últimos anos.  Maceió se destaca com o número de homicídios a indivíduos com idade superior a 18 anos. Para melhor compreensão, o que dizer quando a educação puxa seu índice para baixo, o que falar quando os nossos governantes que são pagos com o nosso dinheiro, para fazer valer os nossos direitos se isentam. Com tamanho descaso por parte da política pública o profissional que trabalha nos centros de saúde tem suas queixas e decepções diante dos resultados que não vêem e não tendo soluções satisfatórias diante das mães que as procura em busca de internamento ou tratamento para seus filhos, se sentem fracassadas.

O uso e abuso desse verdadeiro “inimigo íntimo” do homem que é responsável por tantas desgraças pessoais, por tantos lares dissociados e infelizes, e por tantos crimes praticados por sua influência. Observa-se que frequentemente nas casas em que o alcoolismo contribuiu para separação de casal, o cônjuge alcoólatra, quando vem a se casar novamente escolhe para novo companheiro um alcoólatra também.

          Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) do início do ano até agora, a quantidade de usuários de drogas assistidos pela rede triplicou. Só para se ter uma idéia, apenas o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas 24 horas (CAPs AD) Dr. Everaldo Moreira, localizado no Farol, vem atendendo a uma média de 80 pessoas por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com