TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA QUE CONSTAM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.872 Palavras (28 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO        4

2.2        ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA QUE CONSTAM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA        5

2.3        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

2.4        OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE SOCIOLOGIA        8

2.5        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA AO PROFESSOR REGENTE        14

2.6        REGÊNCIA        15

2.7        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO        18

3        ATIVIDADES EXTERNAS        21

3.1        RESENHA        21

3.2        ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OU ENSINO MÉDIO        22

3.3 RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS REGÊNCIAS        23

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS        26


  1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão do São Francisco, que abriga o ensino médio integrado a formação técnica, no período diurno, especificamente nas turmas de 2° e 3° ano do ensino médio.

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a pratica. O presente relatório de observação foi realizado especificamente na matéria de sociologia do ensino médio e tem como escopo o objetivo de relatar a vivencia e a pratica de ensino-aprendizagem docente. Foi analisada a pratica docente, como o professor faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalho e avaliações. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

A exigência da disciplina de estagio orientado, aplicada no sexto semestre do curso de licenciatura em sociologia, tem por objetivo dar ao aluno a oportunidade do contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado, para que essa realidade seja por ele analisada, discutida, questionada e confrontada com a teoria apresentada no curso, de maneira que possa incorporar novos conhecimentos e habilidades uteis ao exercício da função que vier a exercer no campo educacional e também visa criar no aluno uma postura profissional comprometida com a identificação e respeito pela realidade socioeconômica e cultural local, exige-se que se cumpra no estabelecimento de ensino escolhido, atividades de experiência docente em 75 horas.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO

A Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão do São Francisco está localizada na BA 160, km 31, Assentamento Lagoa Dourada, Paratinga – BA, CEP47.500-000.

Se constitui em uma entidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos e apoio do Governo Federal. Oferece o nível de ensino médio e técnico em agropecuária desde, funciona em dois turnos, sendo o matutino das 08:00 as 12:00 e o vespertino das 14:00 as 17:00, conta um total de 103 alunos frequentes. Atualmente está sob a responsabilidade administrativa pedagógica de Vagnaldo. Está em funcionamento desde 2016, se tornou conhecido pela solidez, pela condução de valores, saber, ética, trabalho e progresso, calçado na sua política de responsabilidade social que tem como foco a educação, inclusão social e preservação dos direitos civis e ambientais. É um colégio parceiro e adota metodologias que visa as necessidades reais e a formação integral dos alunos, que pode atender a demanda da comunidade onde está inserido. No ensino médio entende-se que é necessário compreender as mudanças e duvidas como uma resposta que será dada ao longo da caminhada, tendo como objetivo pontuar os fundamentos para uma educação repleto de valores éticos e morais propondo métodos teóricos e metodológicos para cada uma das fases de desenvolvimento, dimensionando a ação pedagógica de seus alunos, tendo como princípio a formação do aluno enquanto sujeito histórico-social, caminhando no sentido de ampliar seu repertorio vivencial, trabalhando com práticas sociais e culturais, possibilitando o aluno a oportunidade de construir tanto a identidade pessoal quanto a do grupo, tendo como eixo interações em grupo e ações no espaço-temporal.

  1. ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA QUE CONSTAM NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Em meados de março de 2016 foi fundada a Escola Família Agrícola do Sertão do São Francisco, iniciando com 60 (sessenta) alunos cursando Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, projeto esse oportunizado pelo PRONERA.

A escola tem alunos de inúmeros municípios do Território Velho Chico. Além disso, alunos de várias comunidades quilombola. No que refere o número de professores tem uma quantidade oriunda do movimento CETA e outros da formação pelo PRONERA.

A estrutura física está em fase de transição, sendo ampliada e modificada de acordo com as necessidades físicas e pedagógica da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (324.4 Kb)   docx (80.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com