TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO DOCUMENTÁRIO “O CASO DE GENIE”

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

EDIFICAÇÕES II

Káren Cristina de Oliveira Farias

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

GOIÂNIA

MAIO DE 2018

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

EDIFICAÇÕES II

Káren Cristina de Oliveira Farias

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO DOCUMENTÁRIO “O CASO DE GENIE”

Trabalho apresentado como forma de avaliação para obtenção de nota na disciplina de Sociologia, do Curso de Edificações II sob a supervisão da Profª. Najla Franco Frattari.

GOIÂNIA

MAIO DE 2018

INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos uma análise sociológica do caso de Genie, uma menina que passou mais de dez anos isolada da sociedade, onde era mantida em silêncio. Genie foi diagnosticada pelo seu pai com retardo mental, e foi por isso que ele a mantinha presa em um quarto. Ela foi descoberta por assistentes sociais que a levaram para o hospital, e lá muitos cientistas ajudaram a inseri-la na sociedade, porém, não deu certo.

Genie foi considerada um caso de isolamento extremo e foi muito útil para o desenvolvimento da ciência, apesar de que no caso não ocorreu a recuperação total dela.

DESENVOLVIMENTO

O CASO DE GENIE

Genie foi encontrada por assistentes sociais trancada em um quarto, ela era quase incapaz de andar ou falar devido a falta de socialização, passava dia e noite presa em uma cadeirinha e ainda usava fraldas, ela cuspia constantemente e fungava também. Quando descoberta, ela despertou a curiosidade de muitos cientistas, e de acordo com eles ela não fazia sons devido ao espancamento que recebia quando isso acontecia.

A socialização é o processo de aprendizagem de regras de conduta, modo de agir e de pensar. Ela se da em um continuo processo de interação com as outras pessoas.

É através de socialização que nos desenvolvemos a linguagem, aprendemos a conviver com outras pessoas, a se comportar adequadamente em certos lugares e etc. O primeiro contato da criança é com os pais, e são eles os responsáveis por iniciar o processo de socialização dela. Eles impõem padrões como os horários das refeições e do banho, o uso adequado do toalete, o momento de brincar e de dormir e, isso tudo é para que a criança não tenha dificuldades de conviver com os outros quando ela entrar em contato com o macrocosmo. Como a criança só tem contato com os padrões sociais impostos pelos seus responsáveis, microcosmo, ela tem uma visão absoluta do mundo. Porém quando ela começa a estabelecer contato com os outros ela descobre o macrocosmo, e percebe que existem outros tipos de realidade, outras identidades, outras facetas de mundo.

A Genie, conhecida como menina selvagem, não recebeu o processo de socialização quando criança, devido ela ter passado mais de 10 anos trancada em um quarto. Como consequência disso ela não desenvolveu a fala, não conseguia andar direito, teve dificuldades de socializar com as outras pessoas e nem tinha sensação de frio, já que o mesmo é influenciado pelas nossas experiências.

Ao ser resgatada de sua casa, ela foi para o hospital infantil em LA e como se tratava de um caso extremo de isolamento, recebeu inúmeras visitas e fez vários testes. Genie teve progresso, ela estava aprendendo algumas palavras e começando a se comunicar. Muitos médicos viam sucesso no caso dela, e podiam jurar que ela teria uma recuperação total.

Jean Butler, professora dela no hospital, a adotou e começou o processo de socialização. Ela teve sua primeira experiência em lar adotivo, porém, a sua estadia foi suspensa, devido o hospital não estar satisfeito com os cuidados dado a ela.

Genie não conseguia formar frases corretamente, o quadro dela parou de evoluir. Com o tempo o Governo parou de financiar o caso, com isso ela foi deixada de lado pelos cientistas que a acompanhavam. Em situação de abandono a menina não socializada passou por vários lares, e em um deles ela foi agredida por vomitar, como consequência ela regrediu e se recusava a abrir a boca. Ela havia entendido (interiorizado) que abrir a boca ou emitir algum som era proibido. Depois dessa situação a menina “selvagem” (já adulta) se mudou para um abrigo pra adultos, no Sul da Califórnia, onde provavelmente reside ate hoje.

        

A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO

Genie, em sua infância não teve muitas experiências e nem foi imposta a ela padrões que normalmente toda criança recebe, como a de que quando está frio a mesma tem que se agasalhar, ou a hora que a criança tem que ir para a escola, as noções básicas de higiene, entre outros. É através da socialização primeiro no microcosmo que a criança aprende a andar e ate mesmo se comunicar, para que no macrocosmo ela já tenha uma noção básica de como se comportar e como manter relações com o “outro generalizado” (a sociedade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com