TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Genie

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

Daniela Grigio Rizzo     1 semestre     matric  0051561863

Hipótese Diagnosticada

Genie foi encontrada dia 4/11/1970 aos treze anos num ambiente totalmente isolado sem nenhum contato humano.

Os Pais eram idosos, o pai era militar, era rígido com grave desiquilíbrio mental e a mãe era cega e totalmente submissa ao marido, ela passava os dias presa a uma cadeira, toda vez que tentava falar, seu pai batia nela e proibia qualquer um de lhe dirigir a palavra. Durante este período, Genie ficou presa sem manter qualquer contato linguístico com quem quer que fosse. A parte intelectual e de aprendizagem foi completamente comprometida.  

Por ser um caso raro de acontecer,  chamou atenção de vários profissionais, que acabaram a usando como meio de objeto de estudo, assim q ela ia pegando confiança e uma rotina de vida logo ela mudava de lar, os profissionais em busca de estudos e patrocínio  perderam a chance de devolver a ela condições básicas de sobrevivência , causando mais trauma ainda.

Tanto a genética como o meio influenciaram o desenvolvimento de Genie o modo como se comportava. Ela apresentava todas aquelas debilidades, devido ao fato de não ter qualquer contato com o mundo exterior.

Pelo que foi analisado ficou provado que existe mesmo uma idade de aprendizagem, embora que se consiga sempre melhorar algo, q foi o que ocorreu.  Por mais que ela aprenda no momento, essa aprendizagem não será o suficiente para a idade que tem, era muita informação de uma só vez para uma menina que mal sabia onde estava.

Os profissionais agiram de forma incorreta com Genie, pois ela foi usada como um simples objeto para concluírem os seus estudos e no final quem saiu prejudicada foi a menina pois andava de casa em casa, sem poder criar grandes laços e toda aquela “ pressão “ junto dela foi prejudicial para o seu desenvolvimento.

Embora os profissionais tinham ela como objeto de estudo, Genie teve uma evolução significativa. Começou a explorar o ambiente tal como uma criança, utilizando o toque para se relacionar com o meio. Adquiriu um vocabulário razoável, aprendendo a utilizar um língua por intermédio de repetições das palavras que escutava.

Sofreu um retrocesso no momento em que foi reprimida por uma das família por onde ela passou, possivelmente, por ter estabelecido uma associação à forma de como o pai a punia de cada vez que emitia o som.

Com o passar do tempo acabou por ser capaz de estabelecer vínculos de ligação e confiança, que influenciou bastante a sua capacidade para aprender melhor.

Apesar dela ter feito muitos progressos, ela nunca foi capaz de atingir um desenvolvimento normal da sua linguagem ( ficou comprometido) .

Ainda que o fator hereditário seja um fator muito importante no desenvolvimento da capacidade intelectual, os fatores do meio desempenham um papel decisivo na determinação de como a genética se expressará.

A Genie é resultado de uma história em que interligam fatores hereditários e fatores ambientais.

A complexidade do que somos deriva do potencial herdado e dos efeitos do meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (746.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com