TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Genie

Por:   •  19/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO 1- GENIE


1- Explique qual a estratégia neuropsicológica utilizada para a reabilitação da linguagem de Genie.

R: Foram usadas várias estratégias, entre elas testes/experiências, estimularam a linguagem oral, linguagem de sinas, e principalmente a estimulação do hemisfério direito para desenvolver a linguagem, já que o esquerdo estava impedido de desenvolver a linguagem por não ter sido estimulado no período crítico.


2- Analise os seguintes aspectos do caso:

a) Históricos – Em que o “espírito da época” influenciou a condução do caso?

R: Primeiramente foi pela estreia do filme ‘O Menino Selvagem’ na mesma época que descobriram Genia, a obra tinha a história semelhante à dela, e claro a sensibilização da sociedade e uma equipe interessada em estudar o caso.  

b) Éticos e Científicos – qual o problema da pesquisa? Ocorreram problemas éticos?

R: O problema relacionado a pesquisa foi que os pesquisadores ficaram fixos em obter conhecimento e esqueceram a paciente em questão, assim prejudicando a mesma. Genie andava sempre de casa em casa, sem poder criar grandes laços. E também teve o fato de que um dos tutores fez o papel de pai e de terapeuta.

c) Psicológicos – Estabeleça as motivações possíveis para os comportamentos do pai, da mãe, de Genie e dos pesquisadores, com base em evidências do texto e do documentário.

R: O pai era violento e rude com a menina, talvez sofria de algum transtorno mental.

A mãe era vítima de violência doméstica, indefessa.

Genie, uma criança doce, que não conseguia de defender, era observadora e curiosa.

Os pesquisadores estavam mais interessados no caso com o intuito de ganhar reconhecimento.


3- Pesquise e relacione as teorias da linguagem de Chomsky e Lennenberg ao caso de Genie.

R: Para Chomsky aprendemos a linguagem não apenas porque somos ensinados, mas porque nascemos com os princípios da linguagem, está em nossos genes. Nós temos linguagem por causa da natureza, e não só pela educação. Já Lennenberg concordava que nascemos com os princípios da linguagem, mas afirmava que há um prazo para usarmos esses princípios. Se a 1ª língua não for aprendida até a puberdade, então pode ser tarde. Os estímulos ambientais estimulam as interações sociais. Sendo assim, podemos concluir que no caso de Genie, ela não conseguiu desenvolver a linguagem perfeita, por ter sido privada do convívio social.


4- No entendimento de seu grupo, Genie desenvolveu a linguagem ou não? Estabeleça as evidências que sustentam a sua opinião.

R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto ela não conseguiu usar a linguagem verbal, mas sim a linguagem automática. Ela demostrava um uso não evoluído da gramatica e da sintaxe, mas comunicando seus desejos como “ Genie banheiro” ou “ Genie Fome”, mas não era capaz de transmitir em suas palavras carga emocional, os sentidos implícitos que uma palavra possuí.

--

1- Explique quais foram as mudanças causadas no cérebro de Genie pelo isolamento em que viveu?

R:

2- Como se tornou possível a Genie recuperar ao menos parcialmente o uso da linguagem?

R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto teve limitações, ela perdeu um hemisfério cerebral e com isso passou a se apoiar nas outras partes intactas do cérebro, para continuar sua vida cotidiana.

3- Descreva em que aspectos sua linguagem se distanciava do esperado.

R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto ela não conseguiu usar a linguagem verbal, mas sim a linguagem automática. Assim sendo, sua linguagem foi se distanciando do esperado a partir do momento em que ela adquiriu precariamente a fala, mas sem sentido gramatical e da sintaxe, comunicava seus desejos como “Genie banheiro” ou “Genie Fome”, mas não era capaz de transmitir em suas palavras carga emocional, os sentidos implícitos que uma palavra possuí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com