TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FORMAS PRIMITIVAS DE CLASSIFICAÇÃO

Por:   •  12/11/2020  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO: FORMAS PRIMITIVAS DE CLASSIFICAÇÃO

* Nesse capítulo, Durkheim & Mauss estudam as formas de classificação das tribos australianas, que ele considera os mais primitivos, onde ele demonstra o conceito de fato social. Ele descreve a estrutura organizacional em que estão divididas as tribos australianas através do método sociológico, generalidade, exterioridade e coercitividade.

* Eles compararam a organização das sociedades totêmicas em que, a classificação das coisas reproduz a classificação dos homens. Visão platônica.

* Eles analisam o sistema de classificação totêmico australiano, através do estudo antropológico, as fratrias e subgrupos das fratrias na divisão tribal. E percebe que existe uma organização lógica em diversos clãs.

* Os fatos não nos autorizam a afirmar que tal classificação seja encontrada em toda a Austrália, nem que tenha extensão igual à da organização tribal, em fratrias, em classes matrimoniais e em clãs totêmicos.

* A origem da estrutura social das tribos australianas na classificação dos grupos em fratrias, classes e em clãs. A sociedade seria a geradora dessas classificações, pois é dela que parte o modelo que organiza esse sistema. Enfatizando a exterioridade. O texto também explora a distinção entre causa e função de um fenômeno.

* Os autores se posicionam em oposição à psicologia a respeito do surgimento das faculdades lógicas, pois ela afirma que esse surgimento é exclusivamente individual. Isso não significava, via de regra, que não houvesse uma lógica de classificação nessas tribos.

* Durkheim refere-se à evolução da classificação científica como uma forma de elemento da classificação primitiva.  As coisas classificadas mantêm uma relação de interdependência, formando um todo. A classificação australiana seria uma função e não uma causa, atendendo as necessidades criadas no seio da sociedade.

* Ele explica que o social prevalece sobre as outras coisas, ao mesmo tempo em que se relaciona com elas.

* Ao demonstrar a generalidade dos fatos sociais, Durhheim ressalta as diferenças e semelhanças entre os primitivos e os civilizados. Apresentando como homogêneo e adiante essencialmente heterogêneo

* Durkheim enfatiza durante todo o texto a predominância do social no modo que o homem se situa no mundo. Uma mudança de antropocentrismo para sociocentrismo.

* A força criadora do universo e de tudo o que aí se encontra foi concebida primeiramente como antepassado mítico, gerador da sociedade. Eis porque a noção de uma classificação lógica foi tão difícil de formar. É que uma classificação lógica é um a classificação de conceitos.

* Segundo os autores, o caráter emocional, não permite aos integrantes das sociedades primitivas perceberem de forma consciente certas noções que dela fazem parte, que dificulta a identificação de uma lógica dessa sociedade.

* A pressão exercida pelo grupo social sobre cada um de seus membros não permite aos indivíduos julgar com liberdade de noções que a própria sociedade elaborou.

Referência bibliográfica:

DURKHEIM, Émile & MAUSS, Marcell. Algumas formas primitivas de classificação. São Paulo: Ática, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com