TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS APLICADAS PELA SUPERNANY

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Autoridade X Autoritarismo

Introdução

A educação formal é o processo de ensino aprendizagem que acontece de forma sistemática e formal, vinculado ao ambiente escolar, ou outras agências de instrução e educação. Na educação informal o indivíduo adquire conhecimentos ao longo de sua trajetória de vida e suas experiências na família os em grupos sociais.

Sobre o conteúdo do vídeo da super nanny, apresenta os problemas enfrentados pelos pais na educação de seus filhos. O programa é voltado para os pais que tem dificuldade em lidar com a disciplina e falta de limites de seus filhos em decorrência de falta de autoridade. O programa expõe uma série de técnicas comportamentais com o objetivo de disciplinar as crianças e ajudar os pais na complexa relação entre disciplina e autoridade.

TEORIAS APLICADAS PELA SUPERNANY.

As teorias utilizados no programa são baseados nas concepções do behaviorismo, ou comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem como objeto de estudo o comportamento. de acordo com B. F Skinner:

"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." Skinner.

"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." Skinner.

Observa-se que são impostas uma série de regras da casa, onde está explícito o que é proibido fazer, como xingar, desobedecer etc. Há também um cantinho da disciplina, um local no qual a criança é obrigada a ficar quando desobedece uma regra. Quando uma regra é quebrada, um adulto pede para que a criança reflita sobre o motivo de ela estar ali. No final, se a criança se comportar bem, ganha um incentivo, presente, comida, prêmio, se descumprir não ganha. A base da teoria Behaviorista baseia-se neste aspecto: a modelagem dos comportamentos, através de reforços negativos e reforços positivos. Essas técnicas comportamentais são amplamente usadas pela Super Nanny durante o programa.

CONCLUSÃO

Segundo Paulo Freire:

Não há liberdade sem disciplina, ou seja, não há liberdade sem limites. O limite é a mediação da disciplina, é o caminho da disciplina.1

Para Freire, o educador deve estar atento à relação autoridade x liberdade. Muito se discute a respeito da questão dos limites sem os quais a liberdade se perverte em licença e autoridade em autoritarismo, mas o ponto fundamental a ser buscado é o limite, que não deve ser ultrapassado. O equilíbrio entre liberdade e autoridade é um exercício indispensável da disciplina, ou seja, autoridade é indispensável à liberdade, porém autoritarismo não é sinônimo de autoridade mas de “abuso” de autoridade. Por sua vez, a licenciosidade não é liberdade, mas perversão da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia. Para que exista a necessária disciplina sem haver autoritarismo ou licenciosidade, deve haver um equilíbrio entre ambas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com