TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.240 Palavras (21 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL NOTURNO À DISTÂNCIA

CLAUDIA SOARES DA SILVA

FRANCIELE CRISTINA DA SILVA GERMINARI

LEILA SANDRA PLÁCIDO BATISTA

LETÍCIA GOMES DA SILVA

NADYARA GABRIELA PRATIS

RAQUEL CAROLINE DE SOUZA ROMÃO.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Diagnóstico da Problemática Social do Município de Bela Vista do Paraíso

[pic 3]

Londrina – PR

2015

CLAUDIA SOARES DA SILVA

FRANCIELE CRISTINA DA SILVA GERMINARI

LEILA SANDRA PLÁCIDO BATISTA

LETÍCIA GOMES DA SILVA

NADYARA GABRIELA PRATIS

RAQUEL CAROLINE DE SOUZA ROMÃO.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ATUAÇÃO E O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Diagnóstico da Problemática Social do Município de Bela Vista do Paraíso

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social à VIRTUAL, para o Seminário Interdisciplinar, para as disciplinas  de Estatíticas e Indicadores Sociais, Economia Política, Psicologia Social e Fundamentos Hist. Teóricos dos SSOC. II do 2º e 3º semestre Flex.

Prof.º Clarice da Luz Kernkamp, Sergio de Goes Barboza, Ana Carolina de Paula Athayde e Danillo Ferreira de Brito.

 Londrina – PR

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        ........

2.        POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO.        

2.1        Serviço Social: a política de assistência social no Brasil        

3.        OS INDICADORES SOCIAIS DA CIDADE DE BELA VISTA DO PARAÍSO: DIAGNÓTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL........................................................        

3.1        Assistência Social: atuação e o atendimento à população.        

4.        CONCLUSÃO        ..................................................................................................

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Os estudos sobre políticas públicas são de extrema importância para o recente cenário sócio-político e econômico brasileiro, sobretudo quando se considera crescente a preocupação em “saber” das políticas e melhorar seu processo de elaboração.

A vida social encontra-se reprimida à medida que o tempo passa, ao poder e objetivos de acúmulo do capital. Com isso, as relações sociais passam por transformações, que a coloca na ordem do dia a necessidade de conhecer as múltiplas determinações da realidade. Do ponto de vista da formação e do exercício profissional, as questões a serem refletidas e aprofundadas pelo Serviço Social se encontram no campo da economia, da política e da cultura.

A qualidade do exercício da profissão de assistente social, que garante o atendimento às necessidades e interesses da população, é muito importante numa época em que a humanização da vida esbarra com o consumismo.

Durante o capitalismo o Estado passou a assumir algumas responsabilidades sociais, porém, sem a finalidade de garantir o bem comum, mas para manter a ordem, por meio de ações repreensivas.

Nesse contexto, o presente trabalho busca apresentar algumas considerações a respeito das políticas sociais e a questão social brasileira, realizando um breve relato sobre o Serviço Social e a atuação do assistente social, que nos faz refletir a respeito das diferentes configurações assumidas pelo Estado durante o capitalismo e, das respostas dadas ao enfrentamento da questão social.

Sobretudo, o objetivo principal deste trabalho é apresentar um diagnóstico da problemática social do município de Bela Vista do Paraíso e a importância dos indicadores sociais diante dos processos históricos das políticas sociais brasileiras, assim como, a atuação da Assistência Social e o atendimento à população.

  1. POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO.

No Brasil as políticas sociais estão  diretamente ligadas as condições vivenciadas pelo País em níveis sociais, políticos e econômicos. Em alguns momentos, é vista como mecanismo de manutenção da força de trabalho, em outros, como uma consquista dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como meio de garantir o aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão (Faleiros, 1991, p.8).

O Serviço Social como profissão, deve ser entendido a partir das configurações expressas pelas relações estabelecidas pela sociedade capitalista.

Portanto, o Serviço Social é uma das profissões responsáveis pelo intermédio entre o Estado, burguesia e a classe trabalhadora na implantação e implementação das políticas sociais destinadas a enfrentar a “questão social”, que teve surgimento na segunda metade do século XIX.

O estudo sobre as políticas sociais têm muitos caminhos a serem percorridos, porém, na área do Serviço Social, vem ampliando sua importância na medida em que têm-se contituído táticas fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual. Não se pode afirmar especificamente o período de surgimento das políticas sociais, mas sabe-se que sua ascensão se deu em meio ao capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.

O histórico de estudos das políticas sociais marca a necessidade de pensar em conquistas e concessões, a partir de uma totalidade, sendo fruto da dinâmcia social, da relação de diversos atores, em diferentes espaços em busca de interesses e relações de força distintos.

A política social[1] surge no capitalismo com os movimentos operários a partir do século XIX, com o surgimento dessas mobilizações populares é que ela é compreendida como estratégia governamental. A Revolução Industrial na Inglaterra trouxe consequências para o Brasil, como a urbanização acentuada, o aumento da taxa de natalidade, criando a consciência política e social, organizações proletárias, sindicatos, cooperativas na busca de acolher o público e as primeiras ações sociais. Nesse momento inicia-se o conflito entre os interesses do capital e o do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com