TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho Escolar: ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURUS

CIÊNCIAS CONTABEIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

TANIELI IBANES SOUZA – RA 412337

ANGÉLICA MARECO – RA 405396

IRLA APARECIDA DE ÁVILA BASÍLIO – RA 7925689424

MARLON ELTON – RA 414282

ALAN LIMA DE OLIVEIRA – RA 414277

MAISA SARAGOÇA MONTEIRO – RA 442196

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CAMPO GRANDE, MS.

NOVEMBRO / 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURUS

CIÊNCIAS CONTABEIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

TANIELI IBANES SOUZA – RA 412337

ANGÉLICA MARECO – RA 405396

IRLA APARECIDA DE ÁVILA BASÍLIO – RA 7925689424

MARLON ELTON – RA 414282

ALAN LIMA DE OLIVEIRA – RA 414277

MAISA SARAGOÇA MONTEIRO – RA 442196

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho de apresentação referente atividades práticas supervisionadas do curso de Ciências Contábeis, 2º semestre, disciplina de Ciências Sociais. Orientação do Professor EAD Maria Marciane Mores Nunes e Professor presencial Gilson Marcones Matos.

CAMPO GRANDE, MS.

NOVEMBRO / 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 4

3. ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 10

4. DESIGUALDADE SOCIAL 13

5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

Ainda que se preocupe com seu embasamento teórico que lhe dá o status de Ciência, a Contabilidade usa os princípios científicos com muita arte quando participa das atividades de planejamento e de tomada de decisão. Partindo dessa análise, o presente artigo tem como objetivo definir o que é Ciência e suas classificações, determinando em qual delas a Contabilidade está inserida.

Além disso, visa analisar a evidência da Matemática na utilização de métodos quantitativos, como sua principal ferramenta. Busca também enfatizar os princípios gerais da Contabilidade, guiando o profissional no alcance de seus objetivos, que consistem em apresentar informações estruturadas aos seus usuários. E por fim alertar aos futuros profissionais sobre sua responsabilidade perante o empresário e terceiros.

Após o estudo, será possível constatar o relacionamento da Contabilidade com a Matemática, com o Direito e com as Ciências Sociais e classificá-la como Ciência Social Aplicada. No contexto geral, esse artigo contribui para a formação de Contadores, que através de seus conhecimentos técnicos, interferem nas relações sociais, tornando-se responsáveis pela arrecadação fiscal do país, conhecedores do mercado, orientadores, formadores de opinião, assessores para assuntos financeiros, jurídicos e trabalhistas, que zelam sempre pela ética e moral.

2.CULTURA INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura

Cultura significa cultivar, Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Sociedade

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Zoobiologia e pela Etologia.

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

Individuo

Ao Nascer como indivíduos são dotados de potencialidades inatas como linguagem, postura e entre outras. Nenhuma dessas características se desenvolve “naturalmente”, precisamos dos estímulos do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada. O que devemos ou não fazer, como devemos nos relacionar, nossos valores, o que nos é comum. O que gostamos vem do nosso convívio, dos valores da nossa sociedade.

Em primeira instância isso vem da família e depois vai se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com