TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Ciências Sociais

Ensaios: ATPS - Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de Valparaiso

Curso superior em Ciências Contábeis

Atividades Práticas Supervisionadas

Ciências Sociais

Valparaiso de Goiás

Novembro de 2012

1ª ETAPA_________________________________________________________

Leitura do livro BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006

Cultura

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz, etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

Indivíduo

No dicionário de língua portuguesa, indivíduo, palavra que vem do latim individuus é definido como:

.1. Qualquer ser; 2. Sujeito, pessoa (ex.: ele é um indivíduo pouco falador); 3. Ser humano; 4. Homem indeterminado (ex.: o crime foi cometido por um indivíduo com cerca de 30 anos); 5. Organismo único pertencente a um grupo; 6. Exemplar; adj. 7. Que não se divide. = INDIVISÍVEL, INDIVISO

Resumindo, todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Sociedade

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada constituindo uma comunidade. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".

As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Sociobiologia e pela Etologia.

Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar dessa comunidade.

Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.

O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade por cotas, etc.

Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, também se denomina sociedade, por exemplo: sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc.

Conclusão

Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do entendimento, sintetizaria focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim, ao mesmo tempo em que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.

A obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.

A citada construção se dá em três níveis: indivíduos (como citado), grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplicam nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, seu conjunto de idéias individuais, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas ideias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, vão coexistir interagir-se e subjugar uma às outras formando o que pode ser chamado de ideologia, O conjunto de idéias da sociedade.

A sociologia do conhecimento é o estudo da construção social da realidade; Compreender os factos sociais na sua vertente objetiva e subjetiva constitui o propósito da investigação da maneira pela qual uma determinada realidade é construída.

ETAPA 2:_______________________________________________________________

Assistir ao filme indicado a seguir: “A classe operária vai ao paraíso” (Diretor: Elio Petri. Itália, 1971)

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO

O filme Conta à história de um homem que trabalhava em uma empresa de peças para motor, ele era separado, mas já tinha um filho e estava novamente com outra mulher. Ele era considerado o melhor trabalhador da empresa por ser o mais rápido e produzir mais!

Ele já estava ficando paranóico com tanto trabalho que já não prestava, mas a tensão em sua mulher e, ela já estava reclamando por ele não o dar, mas atenção, ele era o mais rápido e com isso os donos da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com