TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Monografias: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  5.962 Palavras (24 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

As Ciências Sociais é um tema que vem sendo discutido e definido há décadas por vários estudiosos e cientistas de renomes, é uma matéria muito utilizada em todas as universidades e de extrema importância para a sociedade como um todo.

As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico.

Utilizamos este tema, pois observamos a importância de se estudar estas ciências da área da administração que tem como objetivo principal mostrar de forma simples, mas completa o quão é importante é se sensibilizar e se preocupar com os ecossistemas do meio ambiente, fazendo desta forma com que tenhamos um futuro mais humanizado e saudável, cada um respeitando seu espaço.

A temática utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi feita com a abordagem de temas essenciais para o bom entendimento das Ciências Sociais, foram elaborados pesquisas dos temas cultura, indivíduo e sociedade, bem como foram vistos filmes e documentários sobre o tema proposto e através dos mesmos foram elaborados relatórios com apontamentos discutidos.

1. CULTURA

Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

1.1 INDIVÍDUO

Indivíduo é um conceito para definir um sujeito singular, particular. É a unidade que compõe um grupo. Em sentido físico: o indivisível, o que não pode ser mais reduzido pelo procedimento de análise. Em sentido lógico: o que não pode servir de predicado.

Para Aristóteles, o indivíduo, no primeiro sentido, é a espécie, porquanto, sendo resultado da divisão do gênero, não pode ser dividida. À determinação da indivisibilidade os lógicos do séc. V acrescentaram a impossibilidade de servir de predicado. Boécio diz: "Chama-se de indivíduo aquilo que não pode ser dividido por nada, assim como a unidade ou a mente, ou o que não pode ser dividido devido à sua solidez, como o diamante; ou o que não pode servir de predicado a outras coisas semelhantes, como Sócrates”. Esse reparo tornou-se fundamental na lógica medieval, que o utilizou para definir o indivíduo: "indivíduo é aquilo de que se diz uma única coisa, como Sócrates e Platão. Tomás de Aquino fala de um indivíduo vago, que corresponde à individualidade da espécie e de um indivíduo único: “O indivíduo vago, p. ex. o homem, significa uma natureza comum com determinado modo de ser que compete às coisas singulares, que subsistem por si e são distintas das demais”. Mas o indivíduo único significa algo determinado que distinga assim, o nome Sócrates significa este corpo e este rosto".

1.2 SOCIEDADE

Uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), também existem as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútua sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Quando usado nesse contexto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com