TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Ensaios: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

Polos – Centro de Educação a Distância (CEAD)

Administração – Ciências Sociais –

Ciências Sociais

Professora Claudia Benedetti

SUMÁRIO

1.0 –INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------1

2.0 - CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE ---------------------------------------------2

3.0 -CIÊNCIAS SOCIAIS -----------------------------------------------------------------------3

4.0 - A CLASSE OPERÁRIA VAI PARA O PARAÍSO ------------------------------------5

4.1- INTERAÇÕES SOCIAIS E O COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL ----------5

5.0 –BUMBADO ---------------------------------------------------------------------------------7

6.0 - ILHA DAS FLORES -----------------------------------------------------------------------8

6.1 – PAJERAMA --------------------------------------------------------------------------------8

7.0 - CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------9

8.0 – BIBLIOGRAFIA --------------------------------------------------------------------------10

1.0 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre as transformações das relações e estruturas sociais. Abordando o indivíduo, sua cultura, sua origem, desenvolvimento e organização em grupos como sociedade em geral. No contexto sociocultural ao qual o ser humano é inserido e exerce influencia sobre ele, as Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social.

2.0 - CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem em família, é uma expressão da construção humana, é construída através do diálogo entre as pessoas na dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entres elas. A construção de uma cultura de elementos e significados que ao identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural. Cada país tem sua própria cultura, que é influenciada por vários fatoresbrasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba. No caso de Portugal é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo o saudosismo.

Na língua latim, entre os romanos vinha de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida da soja, do arroz e etc.Em ciência sociais, que vem do latim: societas, que significa associação amistosa com outros, como um conjunto de ideias é de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma especifica uma determinada variante de herança social. Uma sociedade e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Individuo é sinônimo de organismo ou particular em contraste com universal, individuo deve se adaptar e não ao coletivo, causa do sucesso ou fracasso de si mesmo, de suas famílias, de sua própria escola, de sua instituição de fé e, como consequência, e são formada por três categorias: os conformados, os inconformados e os reformadores. O nosso comportamento decorre da concepção que temos de nossa realidadeé objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a antropologia e a geografia.

É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas é uma comunidade interdependente. O significado geral refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

3.0 - CIÊNCIAS SOCIAIS

O Homem não possui um ambiente específico de sua espécie para se desenvolver, para sua própria organização instintiva como os outros mamíferos e é capaz de aplicar uma variação de atividades que é peculiar do organismo humano.

O sociólogo é levado a questionar a legitimidade do que nos parece natural e levantar questões tais como processos essenciais que refletem nas ações e no comportamento da sociedade.

O que é real para um homem de negócios pode não ser real para um monge tibetano, como afirma o texto. Conclui-se que a realidade não é dogmática; não é absoluta, tornando-se assim importante a Sociologia do Conhecimento.

Os estudos acontecem como os diferentes tipos de conhecimento fazem com que uma realidade torne-se verdade de acordo com a investigação da maneira pela qual esta realidade é construída define-se como Sociologia. A investigação constitui a tarefa da sociologia do conhecimento que visa à interpretação dos fatos de acordo com um determinado ponto de vista predominante.

A Sociologia procura interpretar concepções e compreender a sua realidade e mudanças de sociedade para sociedade já o senso comum ocupa-se com as questões praticas do dia a dia.

No contexto sociológico o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade.

A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelo homem comum erepresentada por sinais e pela linguagem sendo fundamental para que ocorra a objetivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com