TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Trabalho Universitário: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  4.352 Palavras (18 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITOS 5

2.1 CONCEITO DE CULTURA 5

2.2 CONCEITO DO INDIVÍDUO 5

2.3 CONCEITO DE SOCIEDADE 7

3 TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 8

3.1 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 9

3.2 RESUMO DO FILME: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO – O TRABALHADOR INDUSTRIAL ENTRE O CÉU E O INFERNO 10

4 DESIGUALDADE SOCIAL 12

4.1 FIGURAS DOS DOCUMENTÁRIOS........................................................................................................12

5 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE........................................................................................................14

6 CONCLUSÃO 15

7 REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Desde o nascimento do ser humano, até a sua morte, ele se habitua a conviver e fazer parte de uma realidade; a realidade social. A realidade social constitui uma unidade indivisível e complexa, cuja análise pode ser efetuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares científicos diferentes. Quando por isso os cientistas sociais se referem à análise econômica, ou outra está apenas usando um recurso linguístico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta e complexa, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios sem que, todavia, se deva confundir essa divisão disciplinar com a realidade social que é sempre indivisível.

Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até a expansão da esperança média de vida, entre outros, tudo faz parte da realidade social. As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros.

Apesar de cada Ciência focar um determinado fenômeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isso que não se pode deixar de referir aos complementos das Ciências Sociais. Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo. Esta particularidade, durante muitos anos, apontada como uma fragilidade das ciências sociais é hoje apontada como uma mais-valia na medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares de ser um importante contributo para a construção do conhecimento humano.

Neste trabalho daremos ênfase e aprenderemos sobre o que é Cultura, Indivíduo, Sociedade, Trabalho e Consumo, e também analisaremos quais as interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual, fazendo algumas comparações do nosso dia a dia.

2 CONCEITOS

2.1 CONCEITO DE CULTURA

De acordo com Edward B. Taylor em 1871, que afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Podemos detalhar o conceito chegando a algumas conclusões acerca de cultura, afirmando que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. A cultura compreende a totalidade das criações humanas, incluírem ideias, valores, crenças, manifestações artísticas instrumentos de trabalho, alimentação, vestuários, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, etc.

Segundo Taylor não existe ser humano desprovido de cultura, quando o indivíduo começa a ter os primeiros contatos com outras pessoas, iniciando seu processo de socialização, que também é um processo de aquisição de cultura.

E, para a maioria dos autores cultura significa pessoa com mais conhecimento, o indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura em nós humanos, então podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura e não podemos colocar em escala como sendo melhor ou pior, é através da cultura que o homem adquire conhecimentos necessários para sua sobrevivência física e social.

Todas as sociedades rurais e urbanas, simples ou complexas possuem cultura. Cada cultura e sociedade possuem sua integridade própria, seu próprio sistema de valores e costumes. No sentido cientifico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não podemos afirmar como, por exemplo, que a cultura do homem branco é superior a do índio, apenas se desenvolveu cada um a seu modo, uma não é melhor nem pior nem mesmo superior ou inferior.

2.2 CONCEITO DO INDIVÍDUO

Indivíduo é um termo com origem no latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, de uma unidade independente relativamente a outras unidades ou de uma unidade elementar relativamente a um sistema maior. O conceito implica diversas considerações no campo da lógica e da filosofia.

Por exemplo: um trio de amigos que caminham pela rua é composto por três indivíduos. Cada um deles tem um nome (Paulo, José e João), mas, para aqueles que desconhecem as suas identidades, não passam de três meros indivíduos. Este grupo, no entanto, pode considerar-se como um face a outros grupos de pessoas. Posto isto, segundo o contexto, pode-se falar de um grupo individual entre uma multidão de grupos.

A vida em sociedade é muito confusa e cheio de problemas em que o indivíduo tem que saber administrar os conflitos próprios e sociais e ao mesmo tempo saber lidar com frustrações e sonhos. O homem está vivendo em um mundo cheio de preocupações, estamos sempre preocupados com nossas dívidas, querendo buscar sempre mais conforto, mais amor, mais beleza, estamos deixando de viver o presente com sabedoria e sim vivendo no passado ou no futuro. A sociedade de consumo está nos levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com