TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciências Sociais

Trabalho Universitário: ATPS Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE CAMPINAS/SP

UNIDADE I

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CIÊNCIAS SOCIAS

2013

SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO .................................................................. 4 a 15

1.1- ETAPA 1 ...........................................................................................4

1.2- ETAPA 2 .......................................................................................... 7

1.3- ETAPA 3 .........................................................................................10

1.4- ETAPA 4..........................................................................................13

2.0- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... 15

3.0- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................16

1.0 DESENVOLVIMENTO

1.1 ETAPA 1

Primeiramente entendemos que a cultura são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no individuo que ele considera tais comportamentos normais e que se refere não apenas ao conhecimento formal, mas também ao modo de vida de um povo – suas crenças religiosas,suas idéias políticas,seus sistemas filosóficos, seu vestuário e culinária e etc.

E que na realidade tudo que diz respeito ao ser humano, importância, valor, muda de tempo em tempo.o que dávamos tanta importância a anos atrás pode não ter mais importância nenhuma nos dias atuais,pois os seres humanos constroem suas próprias naturezas,ou seja,suas próprias formas de comportamento.

Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social é se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o manda-ria de volta para pôr uma roupa adequada.

Existe um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido pelo indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele sair , a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo tipo.

Embora seja possível dizer que o homem tem uma natureza,é mais significativo dizer que o homem constrói sua própria natureza,ou mais simplesmente ,que o homem se produz a si mesmo. [ ... ] É preciso deixar claro que a afirmação segundo a qual o homem se produz a si mesmo algum implica uma espécie de visão prometeica do individuo solitário. A auto-produção do homem é sempre a necessariamente um empreendimento social.Os homens em conjunto produzem um ambiente humano [ e a repassa às gerações mais jovens ] ,com a totalidade de suas formações sócio-culturais e psicológicas.

Peter Berger e Thomas Luckmann In: ´´ A construção social da realidade´´, Vozes,1985, pg.72-5

Desse modo entendemos que esse mundo é aprendido e interiorizado por meio de inúmeras situações de aprendizagem denominadas de socialização. E que o individuo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma determinada sociedade. Um exemplo que tomemos com o nosso próprio pais: individuo que nasce e cresceram na Região Nordeste tem modos e costumes diferentes de quem nasceram e cresceram na Região Sul, mesmo fazendo parte do mesmo país.

E o processo de socialização acontece em todos os espaços da sociedade,onde vale destacar a ação de alguns agentes de socialização ,como família, a escola, os grupos de amigos , os meio de comunicação e a religião ,por exemplo.

O primeiro espaço da socialização é a família, e é nela que aprendemos os primeiros valores morais do nosso grupo particular e da nossa sociedade. Peter Berger e Thomas Luckmann, dos sociólogos já mencionados, diferenciam dois tipos de socialização: a primária e a secundária. A socialização primaria é onde o individuo aprende os procedimentos básicos da vida cultural : regras, normas e valores morais comuns à totalidade do mesmo grupo. Logo a secundaria é relacionada ao modo de vida de um grupo ou categoria social especificamente.

Não podemos dizer que uma cultura é mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não se sentido nenhum dizer que a cultura do branco é superior à dôo índio. Podemos dizer que são apenas diferentes,cada qual com seu valor.

PASSO 3

Mesmo sendo um assunto quase que ignorado vemos que ainda existe discriminação étnica e cultural nas escolas e nos ambientes sociais.

Podemos trata-los como pluralismo cultural e quais são as medidas necessárias a serem tomadas para enfrentar o preconceito? e não esquecendo que cada um tem sua opinião sobre o preconceito.

E um outro caminho para superar o preconceito, diferenças culturais e étnicas é o conhecimento ,conhecer a origem verdadeira do povo brasileiro, as extensões geográficas , conhecimentos sociológicos e etc.

Agir com respeito aos princípios da igualdade significa não exercer qualquer discriminação direta ou indireta, contra uma pessoa ou grupo de pessoas.

A discriminação, portanto, estará configurada quando existir uma ação ou emissão que dispense um tratamento diferenciado ( inferiorizado ) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão de sua pertença a uma determinada raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de gênero, ou outro fator.

Contudo, a lei determina que não se considera como discriminação um determinado comportamento sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com