TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Sociologia

Trabalho Universitário: ATPS De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SOBRAL /CE

2º SEMESTRE DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

Maria Alice Alexandre Pontes– RA 404512

Maria Valdeni Gonçalves da Costa – RA 401863

Raimunda Isabel Pereira Matos – RA 403534

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina de Sociologia, sob a orientação da Profª. EAD: Adriana Perondi e Tutora Presencial: Augusta Diniz, do Curso de Serviço Social, Pólo - Sobral.

SOBRAL – CE

2012

INTRODUÇÃO

Esse trabalho abordara o assunto sobre os direitos humanos; que são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. A Declaração dos Direitos da Virgínia é uma Declaração de Direitos que se inscreve no contexto da luta pela Independência dos Estados Unidos da América.

Analisando a Declaração dos Direitos Humanos e a Teoria de Émile Durkheim

Dentro da teoria de Durkheim, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Émile Durkheim fala de dois tipos de solidariedade social; a Mecânica e a Orgânica. Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. É justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.

A solidariedade Orgânica é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada. Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o Direito.

O autor fala que cada um de nós teria uma consciência própria (individual) a qual teria características peculiares e estaria ligada, de certo modo, á nossa personalidade. Mais a sociedade não é composta somente pela consciência individual e sim pela soma das mesmas formando uma consciência coletiva. Após uma consciência coletiva é determinado algumas regras para facilitar a convivência entres todos e é nesse momento que falamos da declaração dos Direitos Humanos onde estabelece direitos iguais a todos. Os direitos humanos podem ser resumidos de uma forma bem simples – direitos à vida, à integridade física e moral, à igualdade, à liberdade de pensamento, de expressão, de reunião, de associação, de manifestação, de culto, de orientação sexual, à felicidade, ao devido processo legal, à objeção de consciência, à saúde, educação, habitação, lazer, cultura e esporte, trabalhistas, ao meio ambiente, do consumidor, a não ser vítima de manipulação genética.

Destacamos alguns artigos que são semelhantes com os artigos da Declaração dos Direitos da Virginia, ambos aborda o respeito pelo ser humano e regras de melhor convivência. No artigo XXI descreve que toda pessoa tem o direito de tornar parte do governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legitimas, por sufrágio universal , por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Enquanto nos Direitos de Virginia descreve que o povo tem direito a um governo único; e que, consequentemente, não deve erigir-se ou estabelecer-se dentro do Território de Virgínia nenhum outro governo apartado daquele. Que nenhum povo pode ter uma de governo livre nem os benefícios da liberdade, sem a firma adesão á justiça, á moderação, á temperança, á frugalidade e virtude, sem retorno constante aos princípios fundamentais.

Podemos notar que nas duas declarações existem regras de convivência, ou seja, direitos e deveres dos seus cidadãos que interferem na consciência (ações de certo e errado) individual e coletiva da sociedade.

As Revoluções Liberais

A Revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1789, apesar de estarem separadas por um oceano, foram movimentos políticos muito próximos. Ambas, também ditas revoluções Atlânticas, foram Revoluções Liberais, quer dizer, foram antifeudais e pró a emancipação dos indivíduos. Lutaram contra uma sociedade monárquica e hierárquica baseada na nobreza, da hereditariedade e da corporativa, para instituírem no lugar dela um regime republicano de liberdades que privilegiasse a ascensão social e o talento de cada um, isto é, a Meritocracia. Seus maiores inspiradores intelectuais foram os filósofos iluministas ingleses e franceses, como John Locke, Montesquieu, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau.

Patrocinando os direitos individuais e as Ações revolucionárias, ambas proclamaram-se como patrocinadoras das liberdades dos direitos individuais de imprensa a organização; produzindo dois grandes documentos históricos que tiveram notável influência na vida política e social dos séculos 19 e 20: a Declaração de Independência de 04 de julho de 1776, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovados em 26 de agosto de 1789.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com