TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Monografias: ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  4.333 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3º SEMESTRE

BIANCA GONÇALVES RAPOSO GARCIA RA 6179700889

ELISETE PEDRILHA DE LIMA MANDRO RA 6505283674

HELENICE DE AGUIAR KAIRYS RA 8189773437

LUCIANA MELCHIADES DE SOUZA RA 9978024023

NATALY FERNANDA DINIZ RA 7759630018

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR EAD MARIA RENATA M. G. DALPIAZ

TUTOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA ROSEMEIRE BRAZ SANTOS

PIRACICABA/SP

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. Definições e os tipos de Planejamento 4

1.1. Pesquisa comparativa 4

2. Planejamento e Organização 5

2.1. Direção 6

2.2. As possibilidades de falhas nas etapas de Planejamento e Organização 8

2.3. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar 9

2.4. Controle 9

3. Analise crítica dos Artigos 10

3.1. Atuação do administrador na gestão da organização 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 13

INTRODUÇÃO

O objetivo deste desafio é sistematizar o processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), por meio da elaboração de um plano estratégico para a realização de um Projeto Ambiental - Coleta seletiva de material reciclável, onde conscientizaremos as pessoas, para garantirmos a existência das gerações futuras. Ao final espera-se que as premissas do processo administrativos, reforçadas pelas habilidades gerenciais, conceituais, humanas e técnicas, sirvam de base para a aprendizagem. Portanto pretendemos também, favorecer o desenvolvimento de competências do profissional, para tomar decisões, empreendedorismo, atuando como críticos e ter visão global do papel do administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

1. Definições e os tipos de Planejamento

O Planejamento consiste na expressão das intenções em busca de um objetivo comum; consiste na organização dos elementos que compõe as atividades, sejam elas cotidianas ou aquelas prevista no longo prazo. Tem como principal objetivo antever situações e condições, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos.

Nos diversos níveis organizacionais, o Planejamento estratégico é aquele realizado a nível institucional, no qual as empresas determinam seus objetivos principais, apresentam suas análises ambientais e organizacionais, formulam suas alternativas estratégicas e como as implantam através dos planos táticos e operacionais. Em regra, é realizado no longo prazo, voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefas e envolve a empresa como um todo. Envolve o nível mais alto da hierarquia dentro da empresa.

Já o Planejamento tático é o planejamento a nível intermediário, entre o planejamento estratégico e o operacional. Consiste no desdobramento do planejamento estratégico, em nível intermediário, para que as decisões estratégicas ali contidas sejam moldadas e traduzidas em planos capazes de serem entendidos e, por sua vez, desdobrados e detalhados em planos operacionais, para serem executados pelo nível operacional da empresa.

O Planejamento operacional refere-se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Constituído por planos operacionais nas diversas áreas e funções da empresa.

1.1 Pesquisa comparativa

Na visão do Prof. Márcio Eduardo, planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos, permite controle apropriado, produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos, preparar para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável. Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Já para Carlos Alberto de Faria, planejamento consiste no ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados, planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas especialmente no campo socioeconômico, de planos e programas com objetivos definidos, planificação.

O texto apresentado por Roberto Shinyashiki demonstra a importância e a necessidade das organizações manterem um planejamento, mesmo que seja para as pequenas realizações, pois, assim, evitam surpresas e improvisações. O controle visa à monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece às determinadas expectativas, normas, convenções.

2. Planejamento e Organização

O planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções, significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com