TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: ciências sociais

Seminário: ATPS: ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Seminário  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

Atps ciências sociais

Etapa 01 passo 01 e 02

1)A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento,crença,moral,direito,costume e outras capacidades e hábitos dquiridos pelo homem como membro da sociedade.podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social ção e não pela herança biológica.depende do processo de socialização do indivíduo.

2)A cultura é uma característica exclusiva dos seres humanos,os animais são incapazes de criar cultura.não há indivíduo humano desprovido de cultura,a não ser aqueles que foram criados e amamentados por animais quando crianças.

3)considera-se cultura como algo intrínseco a todo ser humano,é através dela que a pessoa adquire os conhecimentos necessários a sua sobrevivência física e social.

1)todas as pessoas nascem em um grupo e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

2)o indivíduo é um ser social e por isso é produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou de outro,ocorre com toda a humanidade e mais particularmente na sociedade da qual faz parte.

A realidade da vida cotidiana

O ser humano se percebe no mundo e se vê completamente diferente das demais realidades existentes.é ele quem dá sentido a existência dos existentes.porque pensa,se socializa e porque manipula os elementos da realidade,gerando cultura.

É a construção da vida cotidiana que constitui a realidade social.as relações que se estabelecem na sociedade são relações de poder,que é exercido em diversas esferas através da capacidade de agir para alcançar objetivos e interesses que dão sentido a existência humana.

Para que saibamos como proceder nas diversas situações que enfrentamos no cotidiano,existe a necessidade de controle de grupos sociais,para que exista a ordem social,pois vivemos em sociedade e os indivíduos são todos diferentes entre si.com isso verificamos que existem normas e costumed que regem a vida em sociedade.

Pode-se chamar de vida cotidiana as atividades rotineiras que fazem parte do nosso dia-dia como trabalhar,estudar,encontrar os amigos,etc.o ser humano é controlador e ao mesmo é controlado nesse cotidiano.

Há uma grande participação do estado e da produção capitalista na vida cotidiana,que manipula e controla o indivíduo,sendo fonte inesgotável de rentabilidade econômica.tal fato é perceptível quando se vê o comércio de máquinas e utensílios domésticos que transformam ilusoriamente esse cotidiano através de meios de comunicação abertos a todo tipo de pessoas para atrair os indivíduos ao consumo muitas vezes irresponsável e compulsivo,uma vez que o crédito é acessível aos indivíduos de classe social,possibilitando falsa sensação de poder.

Assim,compreende-se quea vida cotidiana é modelada pelo estado e a produçãocapitalista,o ser humano é usado como objeto que favorece financeiramente estes órgãos.

Etapa 02 passo 01

A classe operária vai ao paraíso

O filme s e passa nos anos 70 e mostra a divisão técnica do trabalho,que é diferente da divisão social do trabalho.a divisão social é uma característica da sociedade,onde cada indivíduo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade.

A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do trabalhador,pois o mesmo fica alienado,perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem que fabrica.não há mais a qualificação,mas sim a especialização,onde nem mesmo o trabalhador sabe o resultado final daquilo que ajudou a produzir.

A perseguição por lucro criada pelo capitalismo fica evidenciada quando quando a mulher de massa o abandona por der contra o movimento revolucionário e afirma que um dia teria um casaco de vison.mostra a basae motivacional do trabalho assalariado.o capitalismo convenceu as pessoas de que sua realização estaria nos bens econômicos e não em outros bens

Como se acreditava no período pré-capitalista.a resistência,oposição e conflito contra esse novo sistema de produção proporcionou a formação de grupos como os estudantes e os sindicatos.

O grande desafio da administração era domar o indomável,ou seja,controlar o recurso humano que diferentemente da máquina,trazia consigo costumes,hábitoe e tradições.métodos que foram criados na tentativa de sanar o problema de disciplina,como a demissão e ameaça de demissão mostradas no filme.assim como outros métodos como incentivo,pagamentos por resultados também foram usados para motivar o trabalhador e aumentar a produção.a questão das metas de produtividade mostra o conflito criado a partir da perda do acesso a propriedade produtiva independente dos meios d subsistência e a tendência do trabalhador a se submeter a um mercado de trabalho onde havia a imposição de aumento da produtividade sem que tenha sido acompanhada de um aumento salarial.

A mensagempode ser vista definida na ultima cena quando lulu,o operário padrão,conversa com seus companheiros e conta o sonho que teve com a queda do ¨muro¨.agora ele pensa,pois,se humanizou,não é mais apenas uma ¨peça¨do maquinário da fábrica.ele compartilha então com os demais do sonho que um dia o muro caíra e possibitava que todos saíssem da situação imposta pelo capitalismo e chegam a um lugar livre da escravidão do casaco de vison.conclui-se que o conflito é o que traz resposta para os problemas.partindo de um conflito para buscar soluções.a negociação trouxe melhorias nas condições de trabalho dos operários.

Passo 02

Trabalho,consumo e sociedade

o trabalho e o consumo na sociedade atual encontram-se desarticulados das necessidades profundas e vitais do ser humano.antigamente o homem trabalhava para atender suas necessidades básicas como alimentação,vestimentas e o homem realizava-se por meio dele.hoje a sociedade exige mais do trabalhador,seu trabalho se transformou numa penosa obrigação que se realiza para receber em troca um salário que mau atende suas necessidades básicas.esse trabalho tem gerado distribuição desigual de renda,a riqueza de uns e a pobreza de outros.com o passar do tempo,profissões se extinguiram,,enquanto novas surgiam.nos dias atuais muitas pessoas vivem para o trabalho e não do trabalho.se sujeitam a grandes jornadas de trabalho,fazem horas extras excessivas,se alimentam mal,etc,tudo para tentar obter um pouco mais de dinheiro.situação típica do capitalismo.

O trabalho é uma das formas motivadoras para o consumismo.quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com