TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE COMPUTAÇÃO MÓVEL APLICADA EM GESTÃO DE OBRAS CIVIS.

Por:   •  18/5/2016  •  Seminário  •  8.801 Palavras (36 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

FABSON MOREIRA RODRIGUES

AVALIAÇÃO DE COMPUTAÇÃO MÓVEL APLICADA EM GESTÃO DE OBRAS CIVIS.

FORTALEZA

2016.1

FABSON MOREIRA RODRIGUES

AVALIAÇÃO DE COMPUTAÇÃO MÓVEL APLICADA EM GESTÃO DE OBRAS CIVIS

Trabalho de conclusão de curso apresentado a banca examinadora, como requisito parcial à obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

Orientadora: Prof. Mrs. Daniela Araújo

FORTALEZA

2016

RESUMO

Na construção civil se torna indispensável o acompanhamento de qualidade da obra, a má gestão de qualidade gera resultados indesejáveis para qualquer construtor. Atraso de obras e desperdício de materiais, são alguns dos deficites gerados por uma má gestão. Em decorrência disso e outros problemas, é merecido o uso de um controle adequado para uma boa gestão. Um bom acompanhamento envolve um processo de estudos bem aprofundado, sendo nescessário o suporte com várias planilhas, impressões, reuniões que acabam tomando muito tempo para chegar ao um denomidador comum, e outros gastos a mais. Com o sistetema informatizado de computação móvel, deve axiliar bastante nas obras civis, gerando um grupo de dados de fácil acesso, e facilitando ainda mais as conferências e comunicações. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o uso dessa tecnologia nas obras civis e como foi a adaptação. Juntamente com isso foi necessário, uma revisão bibliográfica, o entendimento do processo, o estudo da implementação comparando setores diferentes...

Palavras chave: Construção Civil, Inovação, Computação Móvel, Tecnológia, Informatização.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE QUADROS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

SUMÁRIO

1.0        Introdução

Em obras civis, um dos principais problemas destacados é a má gestão. Atrasos com o cronograma, equipes má elaboradas, disperdício de materiais e outros gastos tem como principal vincúlo, a má gestão. É fato, que precisa-se de novos conceitos e um padrão de qualidade mais estabelecido, não só no que se diz respeito ao planejamento, mas também, no quesito de acompanhamento. A falta de fiscalização resulta em vários fatores desfavoráveis para uma boa produção e caminhar da obra. Por isso se dá nescessário um sistema de acompanhamento que seja de fácil acesso, e de uso simples e eficaz. Onde a mobilidade seja um fator imprescindível.

Hoje em dia, o mundo é totalmente monopolizado pela tecnólogia móvel. Muito além de facilitadoras e de simples usabilidade, ela está sendo responsável por mudanças constantes em nosso cotidiano. O comportamento do homem vem sendo afetado diretamento por essas têndencias, por ganhar destaque em sua mobilidade e fácil acesso.

A tecnologia móvel que conhecemos hoje está em constante evolução, e antes o que se chamava de aparelho celular, hoje conhecemos pelo nome de smarthphone. Esses dispositivos e seus aplicativos veem ganhando espaço cada vez maior em nossos costumes. Não só trazendo funcionalidades, como também criação de oportunidades, pois o seu uso nos proporciona a criação de coisas que antes eram impensáveis.

Na indústria da construção civil a ídeia é criar um vínculo que se estabeleça práticas rápidas e eficientes para que assim o que se execute saia de acordo com o pensado. Práticas rápidas e seguras possibilitarão um resultado melhor para ambos, tanto para a empresa construtora, quanto para o empregado.

1.1        Problematização

A indústria da construção civil vem crescendo de maneira rápida, de modo quê, os seus métodos de planejamento e gerenciamento de obras não estão acompanhando a linha de desenvolvimento de suas tecnologias, deixando de lado as ferramentas computacionals móveis e ainda adotando métodos arcaicos para fazer medições e acompanhamentos, como por exemplo a caneta e o papel.

O que se encontra nas obras de hoje em dia, são salas técnicas que privam o engenheiro de acompanhar com eficácia o processo de execução de alguns serviços. Tais atividades de acompanhamento e verificação dos serviços fazem parte da gestão da gestão de qualidade, que por não serem acompanhadas de maneira presencial, ou seja, sendo somente vista posteriormente ao termino do serviço, acaba gerando um deficit quanto à qualidade do mesmo, resultando em desperdicios, falta de controle de materiais e ociosidade quanto a mão de obra.

Por esses e outros motivos, busca-se alternativas como a TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como principal ferramenta o uso de aparelhos móveis para aperfeiçoamento desse método, como por exemplo tablets e smarthphones. Utilizando os recurso de computação móvel para o acompanhamento da obra, tenderá a facilitar, e muito, o processo de planejamento e controle do canteiro de obras.

1.2        Justificativa

Em 2013 o PIB da construção civil teve a importância de mais de 11% (DEPEC, 2015) no Brasil. Todavia o desperdício nas construções civis segundo Picchi (1993), é de aproximadamente 30% no Brasil, representando então mais de 157 bilhões de reais de desperdício.

Excessos de materiais ou desperdícios de recursos nos canteiros de obras representam um acréscimo de 30% nos custos das obras e ganham um aumento de 11%  a 20% do volume. Tendo esses e outros problemas como exemplos, as empresas do ramo da construção civil estão buscando a melhoria de seus processos investindo em tecnologias móveis. Buscando sempre uma melhoria na comunicação facilitando quase 100% a integração de canteiro de obra e escritório, resultando em um processo ágil e eficaz.

Recentemente o SINDUSCON (Sindicato das Indústrias da Construção Civil) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que 60% dos empresários do setor tem planos de investir tecnologias móveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (771.7 Kb)   docx (403.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com