TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos em obras civis

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 1*

Módulo: 3

Atividade: Internacionalização de Projetos

Título: Internacionalização de Projetos dentro das organizações

Aluno: Thiago Francisco de Almeida (Equipe 5)

Disciplina: Gestão de Projetos

Turma: MBA Gerenciamento de Projetos

Introdução

A globalização atual unido a acelerada evolução tecnológica dos últimos anos e  a competitividade mercadológica, reflete na necessidade das organizações em encontrar novos mercados e novos negócios para expandir e se manter competitivas. As empresas buscam isso por meio da internacionalização, esta por sua vez apresenta necessidade de incorporações, junções e acordos entre empresas. Várias dificuldades surgem a partir destas necessidades da implantação, como logística, características mercadológicas, diferenças culturais, situações sociais, burocracia, entre outros. Neste contexto o processo para uma eficiente internacionalização de uma organização, faz se necessário qualidade, organização, resultados, ética, análise mercadológica e social do mercado que está sendo inserida a corporação. Assim é essencial uma sólida aplicação dos conceitos e processos de gerenciamento de Projetos, com propósito de identificar as variáveis e riscos dentro do processo e estruturar a gestão para obter sucesso no objetivo de expandir as fronteiras da organização.

Justificativa

A internacionalização das organizações, o desejo de atuar tanto no país de origem quanto no exterior pode ser impulsionada por vários fatores:

  • Saturação do mercado.
  • A sobrevivência da empresa
  • Valorização da marca
  • Aumentar a parcela de mercado
  • Fortalecimento econômico da organização
  • Ampliar os lucros
  • Melhoria de competências
  • Desenvolvimento tecnológico

Contudo este processo também apresenta diversas adversidades em sua implantação, um deles é a distância e diferença entre as organizações. Para este processo de internacionalização ser feito de forma coesa, com qualidade e bem estruturada, os conceitos de Gestão de Projetos são de grande importância e ela é considerada um aliado nesta implantação. A distância entre as empresas representam naturalmente um série de diferenças culturais e comportamentais além da distancia física e aspectos geográficos. Neste contexto a gestão de projetos fornece ferramentas e conceitos que a tornam uma importante aliada para a implantação deste tipo de projeto. Este trabalho tem por objetivo correlacionar as práticas de gerenciamento de projetos para minimizar o impacto da distância física e cultural entre as organizações.  

Desenvolvimento

O Objetivo de internacionalizar a organização, faz se necessário parcerias e junções entre as organizações de diferentes lugares, através destas estratégias de fusões e acordos empresariais é possível abaixar o custos de implantação. Estas empresas por sua vez podem ser muito diferentes no aspecto social e cultural. Este fator impacta na necessidade de adaptabilidade e reestruturação da empresa para se inserir a um mercado de um país diferente do país de origem.

Este processo tem de ser feito com uma análise criteriosa e um planejamento detalhado sobre todas as áreas de conhecimento que fazem parte a esta implantação.

  • Aspectos mercadológicos – Poder de aquisição da população, receptividade a novos produtos/negócios, possíveis acordos, políticas econômicas, câmbio monetário, logística, normas técnicas internacionais e internas e o mercado alvo.
  • Culturais – Comportamento geral, religiões e crenças, história do país, recursos humanos e comunicação.
  • Sociais – Os impactos sociais que as mudanças que a entrada de uma nova organização em um país acarretam e o meio quais as pessoas estão inseridas, sobretudo agir com ética, moral e respeito a situação do país destino da organização.

Como todos projetos a internacionalização deve ser feita por etapas bem definidas e estruturadas. É importante que a empresa ao iniciar o processo de internacionalização tenha um gestor que conheça a cultura do país, o idioma e todas as características citadas acima, pois o escopo deve ser claro de forma que todos envolvidos no processo de implantação entendam e trabalhem em prol do mesmo objetivo. Neste contexto a comunicação se torna ainda mais importante devido a diferença linguística e a distância física, a organização deve criar caminhos de comunicação eficientes e pessoas com capacidade de transmitir as informações de forma clara. A tecnologia tem importantes ferramentas para auxiliar na questão de envio de informações com segurança e velocidade, o EDI (Eletronic Data Interchange) é um sistema que permite um intercâmbio de informações entre diferentes empresas, pois utiliza uma linguagem comum que permite a interação entre as empresas.

Tratando da logística, deve estar contemplado todos os modais de transporte disponíveis e os riscos e custos que cada um proporciona. Isto nos remete a outro processo da Gestão de projetos que é o gerenciamento de riscos, no caso estudado se aplica a logística e transporte dos materiais ou recursos da empresa, mas deve ser feito em todos âmbitos da implantação.

Conclusão

Para minimizar os impactos causados pela distância e diferenças entre as organizações no processo de internacionalização, é necessário a análise criteriosa dos aspectos mercadológicos, culturais e sociais do país, tanto quanto o planejamento detalhado de cada uma das etapas de implantação para definição da melhor estratégia e decisão a ser tomada. É essencial o uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar na comunicação e trânsito de dados. Tão importante quanto a comunicação, os aspectos culturais e sociais do país devem ser estudados, para o sucesso do negócio. Uma vez que a organização se mostrar preocupada com a questão social e cultural do país qual deseja entrar, será mais fácil a realização acordos comerciais afim de facilitar os custos que são originários da legislação de proteção econômica do país, inclusive os custos relacionados ao transporte. Um escopo de projeto bem definido e claro para todas as partes é necessário para que todas empresas envolvidas na implantação conversem e tenham um entendimento comum do objetivo do negócio. Um gerenciamento de risco bem elaborado considerando as questões mais críticas como transporte,

Referências bibliográficas

A UTILIDADE DA GESTÃO DE PROJETOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: Uma abordagem sobre

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-utilidade-da-gestao-de-projetos-na-internacionalizacao-de-empresas-uma-abordagem-sobre/59457/

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com