TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Obras Civis

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

7 – Comentar três atividades gerenciais suportadas pelo SAP-C

Definimos gerenciamento como um setor que administra simultaneamente os prazos e os custos da obra, buscando alcançar metas e objetivos, melhorando recursos como mão de obra, tempo, insumos, espaço e energia.

Dentre alguns tipos conhecidos citemos três abaixo:

- Gerenciamento para a produtividade

Embora o termo produtividade se pareça com produção, existe uma linha tênue que diferencia ambos, quando se fala em produtividade, dizemos sobre como a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados são estrategicamente otimizados, ao contrario da produção, que já não prioriza nada além de a realização do projeto.

Aumentar a produtividade significa utilizar menor quantidade de recursos ou, atingir uma produção maior utilizando a mesma quantidade ou quantidades menores de recurso. Isso faz com que a produtividade e os custos estejam fortemente ligados.

Um modelo do processo de gerenciamento de produtividade pode ser elaborado com base nos seguintes passos:

- Selecionar um sistema organizacional de interesse e definir claramente os seus limites;

- Identificar o ambiente de tarefa da organização e tanto do lado da entrada (funções de aquisição de variáveis de entrada) quanto do lado da saída (variáveis de saída e funções de distribuição), incluindo resultados relacionados ás vendas, aos lucros, á satisfação dos clientes, ao crescimento e à sobrevivência;

- Identificar os objetivos principais do sistema organizacional;

- Identificar os principais processos de transformação para converter entradas em saídas;

- Apresentar os resultados reais desejados ou esperados;

- Avaliação e medição de desempenho considerando a efetividade, eficiência, qualidade de vida no trabalho, inovação e lucratividade;

- Estabelecimento de padrões para comparação, avaliação, planejamento, controle e melhoria da produtividade;

- Processo de intervenção.

As medidas de produtividade podem ser usadas como uma ferramenta gerencial, incorporadas aos indicadores em uso, com o intuito de complementar as informações sobre o andamento dos negócios.

- Gestão estratégica de custos

A gestão de custos é de fundamental importância nas estratégias das empresas para sustentação da competitividade, dirigida por um ou mais dos quatros estágios da gestão estratégica:

- Formular estratégias;

- Comunicar essas estratégias para toda a organização;

- Desenvolver e por em pratica táticas para implementar as estratégias;

- Desenvolver e implementar controles para monitorar as etapas de implementação e depois o sucesso do alcance das metas estratégicas.

O surgimento da gestão estratégica de custos resulta da composição de três temas subjacentes, retirados dos textos sobre gestão estratégica: cadeia de valor, posicionamento estratégico e direcionadores de custo.

Cadeia de valor

De uma perspectiva estratégica, o conceito cadeia de valor destaca quatro áreas de melhoria dos lucros: ligações com os fornecedores, ligações com o cliente, ligações do processo dentro da cadeia de valor de uma unidade empresarial e ligações por meio de cadeias de valor das obras dentro da empresa.

Posicionamento estratégico

Ao se elaborar um processo de planejamento estratégico, as respostas dependem do subsetor em que a empresa esta atuando e da definição de seu papel, eliminando outros serviços que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com