TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE OBRAS CIVIS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

GABARITO GOC

GABARITO GOC CAPÍTULO 4 1)e

2)a

3)Veja o desenho da apostila

4)Possui duas respostas iguais que são as corretas (b e d)

5)c

6)– x –

7)Veja o desenho da apostila

8)b

9)Veja o desenho da apostila

10)d

11)Veja o desenho da apostila

12)c

13)a

14)b

CAPÍTULO 5

1)e

2)Características essenciais:

·Ser um bom comunicador: o líder precisa saber expor seus objetivos de forma clara para que todos compreendam e aceitem o que ele disser. Antes de tudo, deve se comportar de acordo com aquilo que ele fala.

·Ser equilibrado e justo  um líder desesperado, afobado, só alastra o pânico na equipe. O líder deve ter serenidade e equilíbrio para tomar as decisões, e ser justo (não punir nem elogiar quem não merece).

·Elogiar em público e chamar a atenção em particular  elogiar e corrigir são atitudes importantes para que o operário saiba se está atendendo ao que foi solicitado. Um líder que não sabe elogiar fica com fama de carrasco. Um que não sabe corrigir fica com fama de fraco. Contudo os locais para o elogio e a correção são diferentes: como as pessoas gostam de ser elogiadas e não de ser corrigidas, deve-se elogiar em público e corrigir em particular.

·Ser otimista e entusiasta  o líder deve acreditar que é possível alcançar os resultados e deve fazer com que toda a equipe acredite também.

·Ser coerente  o líder deve dar o exemplo: se é importante a limpeza da obra, que ele mantenha seu escritório limpo. Pegar um pedaço de papel deixado no chão, e colocar na lixeira, é uma atitude que é observada por todos.

·Comemorar as realizações com a equipe  os resultados alcançados devem ser públicos, e o líder deve se mostrar feliz com o alcance das metas. Isso incentiva a equipe a produzir os mesmos resultados no futuro.

·Quando possível, permitir a tomada de decisões de forma participativa  a equipe se sente valorizada quando participa das decisões e, consequentemente, se sente responsável pelo resultado, já que ajudou a decidir o caminho a seguir.

·Objetivo: Diante dos problemas, não sair imediatamente atrás do culpado. Procure resolver o problema primeiro, depois procure descobrir a causa do problema, para que ele não aconteça mais.

·Apresentar conhecimento técnico sobre o assunto  é muito difícil liderar uma equipe que realiza um trabalho sobre o qual não se tem conhecimento. O líder em uma obra deve ter conhecimento profundo dos processos de execução do trabalho.

3)b

4)c

5)RUP = RAZÃO UNITÁRIA DE PRODUÇÃO RUP = Hh /Quantidade de serviço

6)a

7)a

8)c

9)b

10)b

11)Tipos de Manutenção:

·Manutenção preditiva  é aquela realizada a partir do checklist, preenchido pelo operador. Muitas vezes, as informações do fabricante, quanto à data de troca de peças, não são tão assertivas quanto à efetiva avaliação do seu desgaste natural, verificado diariamente pelo próprio operador. Essa avaliação pode antecipar uma manutenção periódica ou mesmo postergar.

·Manutenção preventiva (que é mais barata que a corretiva)  troca de peças, verificação dos fluidos, combustíveis e do estado geral do equipamento em períodos pré-determinados.

·Manutenção corretiva  é a forma mais cara de manutenção, pois a máquina parada, acarreta paralisação do serviço que dela depende. As peças devem ser adquiridas em um pequeno espaço de tempo e a urgência impede um bom planejamento do trabalho. 12)Equipamentos de produção  produzem movimentação de terra (1) (tratores, escavadeiras, moto-scrapers, bob cats, pás, cavadeiras), fundações (2) (bate - estacas, estacas ? hélice contínua, escavadeira de tubulões), formas de madeira (serras, desengrosso, serrote), de armaduras (máquina de corte, de dobra, turquesas), de concreto (3) (betoneiras, silos, misturadeiras, masseiras, bombas de lançamento de concreto, réguas para acabamento manual, desempenadeiras, helicóptero nivelador), de alvenaria (réguas, colheres), de revestimento de argamassa (máquina de lançamento de argamassa, desempenadeira, colher) entre outras.

13)Equipamentos de suporte provisório – são equipamentos montados para suportar cargas durante um pequeno intervalo de tempo, como escoramentos (1), caixas de sustentação, masseiras, andaimes (2), balancim (3).

14)Equipamentos de segurança – são os equipamentos de proteção individual / EPI’s (luvas, capacete, máscara, botina, óculos, avental) e equipamentos de proteção coletiva (bandeja de proteção (1), guarda-corpos (2), extintores de incêndio, cercas, telas de proteção (3)). 15)Equipamentos de controle – São usados para aferição ou verificação de medidas, como as trenas, mangueiras de nível, nível alemão (1), prumo, réguas (2) e teodolitos (3). 16)Equipamentos de transporte – são equipamentos destinados ao transporte de pessoas (elevadores) (1) ou materiais (guindastes, gruas (2), carrinhos, porta-palets). 17)Recomendações de Manutenção ·Pinos e buchas devem ser lubrificados e verificados, constantemente. ·Trabalhar em solo nivelado ajuda a diminuir desgastes. Deve-se operar com as quatro rodas no chão. ·Minimize esforços no eixo traseiro ao desagregar, levantar e transportar resíduos de obra. ·Retirar pregos e materiais cortantes do local de operação, evitando furos nos pneus, que podem custar de R$ 5 mil a R$ 10 mil cada. ·Os freios exigem atenção especial na manutenção, pois são muito utilizados nessas máquinas. 18)Cuidados necessários: ·A formulação correta da argamassa é um dos pontos cruciais para evitar entupimento da bomba projetora, um dos principais problemas que o equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com