TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso financeiro praticado contra a pessoa idosa

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

SANDRELLE CRISTINA REIS DOS SANTOS

[pic 1]

Relatório Final de Estágio

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular IV

Professor Regente da Disciplina: Giovane Antônio Scherer

Professor Tutor Virtual: Elisangela Neves Leal

Professor Tutor Presencial: Maria da Glória Gomes da Silva

Manaus-AM

2015

INTRODUÇÃO 

O estágio é um processo pedagógico de formação profissional que tenta criar um elo entre a formação teórico-científica e a realidade do meio, fazendo com que o estudante estabeleça correlações entre o referencial teórico e as situações do cotidiano. É o momento de vincular a teoria à prática, possibilitando a aplicação de conceitos abstratos em situações concretas.

Assim, este relatório tem por objetivo abordar o que foi vivenciado no estágio supervisionado em serviço social IV e tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo.  

A demanda do Instituto de Apoio a Melhor Idade - IAMI é a pessoa idosa que se encontra em vulnerabilidade social. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve ações voltadas a terceira idade, através de um grupo  multidisciplinar, com a missão de promover o desenvolvimento das potencialidades do idoso, com necessidade de melhoria na qualidade de vida, buscando a valorização dos aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais, no que se refere ao usufruto de seus direitos como cidadão.    

Neste sentido o presente relatório terá o seu desenvolvimento dividido em capítulos, onde serão mostrados os conceitos à medida que forem sendo desenvolvidos. O primeiro capítulo versará de forma reduzida sobre a intervenção do aluno alicerçada no planejamento.

No segundo capítulo serão descritos os elementos que serviram como base para a “tematização do objeto de intervenção do estagiário na relação com a questão social” a partir das práticas técnico-operativa.

No terceiro capítulo serão contextualizadas as circunstâncias que despertaram o interesse sobre a “Análise dos elementos que constituem o processo de trabalho”.

E no quarto e último capítulo será apresentada de forma prévia a “Avaliação propositiva do processo de trabalho junto aos idosos, vítimas de violência financeira através de atividades de atendimento nas políticas de saúde, educação, cultura, assistência social”.

CAPÍTULO I - “INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO”

A proposta do projeto de intervenção decorre de questões vivenciadas ao longo do processo de estágio na graduação do curso de Serviço Social, do que foi observado cotidianamente no Instituto de Apoio a Melhor Idade - IAMI, na orientação, acompanhamento e prevenção ao abuso financeiro praticado contra a pessoa idosa no ambiente familiar.

Pensando nessa realidade social, faz-se importante a promoção de práticas centradas em um processo de articulação no sentido de um maior cuidado para este usuário, garantindo-lhe o seu direito ao exercício da cidadania, e de inclusão social contexto ideal para a atuação do serviço social.

A Instituição realiza um trabalho de atenção em defesa dos direitos da pessoa idosa. Atua com programas de assistência ao idoso. A política de atendimento a melhor idade compreende ações assistenciais de forma gratuita, continuada e planejada, sem qualquer discriminação, concretizando, desta forma um desenvolvimento integral do idoso, priorizando a segurança de acolhida e de convívio aos seus usuários para ampliar trocas culturais, fortalecimento dos vínculos familiares e iniciativa a socialização e a convivência comunitária através de um processo de acompanhamento e orientação quanto ao abuso financeiro praticado contra a pessoa idosa, principalmente pelos familiares de forma articulada conforme os princípios e as diretrizes previstas na Lei Orgânica da Assistência Social no Sistema Único de Saúde, Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção emergencial quando for o caso.

Com o fenômeno do envelhecimento populacional, a violência contra os idosos tornou-se um tema de debate entre os estudiosos e as pessoas interessadas nesta questão, pois tem aparecido de uma forma cada vez mais significativa nas relações familiares, em razão do empobrecimento das famílias e ao aumento da importância destas no cuidado e na proteção de seus membros.

Entende-se assim, que a violência contra o idoso é um fenômeno mundial, que só recentemente vem sendo estudada no Brasil. As categorias de maior incidência são agressão física, psicológica e financeira, e trazem o retrato de uma parte desta população.

A vitimização desse grupo social, no entanto, é um problema cultural de raízes seculares e suas manifestações são facilmente reconhecidas desde as mais antigas estatísticas epidemiológicas.

Nessa lógica, o profissional Assistente Social deve desenvolver em seu processo de trabalho, habilidades metodológicas, que o possibilitem a reconhecer o seu objeto de trabalho. A partir dessa análise, o Assistente Social poderá planejar e desenvolver o seu processo interventivo naquilo que ele já reconhece como sendo seu objeto de intervenção. A percepção da totalidade é fundamental, para propor alternativas e compreender a realidade social na vida cotidiana das pessoas.

Segundo Iamamoto (2005),

O objeto de trabalho aqui considerado é a questão social. É ela, em suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade de ação profissional junto  à criança e o adolescente, ao idoso, a situação de violência contra a mulher, entre outros (p.62).

Neste sentido foi iniciado o planejamento de uma forma abrangente, onde percebeu-se a importância do fazer profissional no acolhimento ao idoso vítima de qualquer tipo de violência, ou necessidade social,  na busca de solução para a resolução de conflitos apresentados junto a instituição através das políticas públicas e promoção de ações educativas e preventivas no processo de sensibilização e prevenção, implementando ações conjuntas junto a sociedade, para assegurar a garantia de direito desses idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com