TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso E Consumo De Internert Banda Larga

Casos: Acesso E Consumo De Internert Banda Larga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

“Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileira.”

.

INTRODUÇÃO:

O objetivo geral deste trabalho é caracterizar e modelar o comportamento de usuários de Internet de banda larga com o intuito de subsidiar a evolução de aplicações que funcionam na Internet e a construção de novos sistemas de informação que explorem de uma forma efetiva e eficaz os recursos da rede. Os padrões de uso da Internet de banda larga, identificados a partir da utilização da metodologia de caracterização e modelagem de comportamento que será aplicado nesse texto, também poderão auxiliar os provedores de acesso à Internet tanto no planejamento da capacidade quanto no gerenciamento de sua infraestrutura tecnológica. No entanto a sociedade brasileira vem reagindo muito bem as novidades tecnológicas, pois nos últimos anos a internet móvel mais que triplicou dando assim um grande salto no que diz respeito ao avanço da tecnologia na vida dos brasileiros. O uso do celular está muito popularizado e conseqüêntemente o uso da internet banda larga também avançou. O celular e o segundo dispositivo mais frequente nos domicílios brasileiros, perdendo apenas pra a televisão.

Vale salientar que as novas tecnologias e o impacto das mesmas sobre a construção do conhecimento se deu, a princípio, por está passando por uma nova revolução, a chamada “Revolução Tecnológica”, que vem influenciando e modificando cada vez mais o modo de pensar, de agir, de viver de toda a sociedade mundial.

A prosperidade das sociedades contemporâneas parece depender cada vez mais do conhecimento gerado em seus espaços, assim como da capacidade de inserir esse conhecimento no ciclo econômico, ou seja, em produtos, processos e organizações. Portanto, não basta ser empreendedor, é necessário atuar em conjunto, em um contexto propício, com outros agentes que possuem diferentes interesses.

Este texto discute as perspectivas da educação e da construção do conhecimento a partir do ponto de vista dos impactos das inovações tecnológicas, que acontece com uma velocidade incrível e nossa vida muda completamente em meio a tanto avanço tecnológico. É importante salientar que a educação implica pensar e refletir sobre diversos fatores e não pretendo aqui, esgotar o assunto, mas sim tornar mais claro o debate existente sobre a temática e possibilitar que a mesma seja observada por um olhar sociológico que pretende ser reflexivo.

DESENVOLVIMENTO:

A estrutura fechada das instituições de ensino está se modificando, rompendo-se e abrindo as “portas” para a entrada de outras instituições, privadas e comfins lucrativos. O formato de pirâmide, hierarquizada, lógica das empresas e da educação, está sendo substituído pelas redes, pela cooperação. A memória dos estudantes e dos profissionais deixa de ser de suma importância, não necessitamos dela, para buscar informações, basta realizar uma pesquisa em um dos recursos de mídias móvel. Essas e outras mudanças são visíveis em nossa sociedade.

Essas transformações tecnológicas atuais abrem perspectivas de mudanças fundamentalmente no campo educacional, impondo assim um grande desafio para educadores e educandos.

Historicamente, o campo da educação é extremamente complexoe resistente às mudanças de qualquer ordem, exigindo múltiplas ações que provocam um impacto significativo na qualidade da formação e da prática docente. No entanto, não é nem unânime e nem sempre positiva a visão sobre as conseqüências do uso das novas tecnologias na educação. Existem três formas possíveis de encarar a utilização das novas tecnologias. A primeira delas trata as tecnologias como carregadoras de esperança, como se elas pudessem romper com as dificuldades e limitações dos processos interativos face a face. Visualizar a aplicabilidade da utilização de novas tecnologias sem que, para isso, sejam visualizados os “clientes”, os usuários e suas limitações, faz com que, muitas vezes, esqueçamo-nos das relações de interação que motivaram essas tecnologias.

A segunda forma de visualizar a utilização das novas tecnologias é diferentemente da primeira, extremamente negativa. Trata-se de perceber a utilização das novas tecnologias como uma forma de fortalecer ainda mais os laços mantenedores da desigualdade e da exclusão. Uma terceira forma, que eu definiria como realista, vai considerar as mudanças ocorridas na sociedade, de forma a encarar as problemáticas e transformar os pontos de divergência em fatores de equilíbrio dessa nova sociedade.

O tema das relações sociais em nossa contemporaneidade é pensado segundo a influência da tecnologia na sociedade em que estamos inseridos, cujo cerne principal visa, dentre outros motivos, o individualismo típico do sistema capitalista. Pensar em como se desenvolve essas relações, é pensar uma psicologia que venha a atender as demandas que emergem de relações cada vez mais fragilizadas. Pensa-se que seja de relevância para estudos em psicologia, tendo em vista o impacto que essas novas tecnologias, como celular, internet e outras, têm modificado nossas relações interpessoais. Compreender esse impacto em nossa sociedade e como isso afeta nossas relações é compreender que tipo de psicologia essa sociedade necessita. Tendo em vista que a tecnologia é um complemento da história do homem frente ao mundo, torna-se necessário elencar, no primeiro instante, as contribuições da tecnologia na evolução humana, sendo essencial para entender nossa sociedade contemporânea. Neste processo, é fundamental descrever a própria evolução tecnológica e como homem se reconhece frente a esses avanços tecnológicos. A partir desses pressupostos, poderemos compreender a significação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com