TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.913 Palavras (20 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 20

A empresa escolhida para o desenvolvimento do trabalho foi a Prefeitura Municipal de Alexânia, onde que esta é gerida pelo prefeito. No setor analisado que no caso foi o departamento de compras, onde que, a mesma faz a compra após as secretarias fazerem a cotação de preço em três comércios distintos no município, sendo que a empresa ganhadora é a que tem menos preço.

A pesquisa de preço é feita normalmente por exemplo; um funcionário da secretaria de educação, quando surge a necessidade de um botijão de gás, é feita a cotação (Colheita) de preço e a empresa com menor preço vence.

O gestor possui conhecimento amplo do mercado, pois as analises são feitas diariamente, sendo que também a empresa conta com uma equipe da licitação, onde que as empresas que participaram da licitação é a empresa vencedora, participa de um pregão enviando até a empresa que abriu a licitação no caso prefeitura, uma ata com todos os preços de todas as mercadorias que foram citadas na licitação, lembrando que o dono da empresa que ganha a licitação a lei não permite que ele seja funcionário da prefeitura, no caso por ser um órgão publico, sendo que o gestor pode responder perante a justiça civil e criminalmente, por se tratar de um órgão público.

A negociação é algo muito importante na empresa, pois através dela, existe a possibilidade de discussão a ser feita, para saber qual a melhor forma de pagamento e se o preço estimado está bom, está em conta e se o tempo de prazo do fornecedor é rápido, uma prefeitura é um órgão responsável pelo município, pela merenda escolar, por livros, pela conservação de patrimônios e dentre outros fatores. Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo(SEBENIUS E LAX, 1987).

As pessoas responsáveis pela negociação são os funcionários da licitação, onde que vendendo a empresa com custo mais em conta e de qualidade, a pregoeira ou pregoeiro encaminha a licitação, com a ata de preço para a secretaria de finanças, lá é feita uma ordem de pedido e em seguida pagamento, sendo que é feita uma lista com todos os produtos que a empresa vai precisar e existe um tipo de

3

funcionário responsável por conferir se no contrato está o mesmo valor da licitação.

A empresa ou seja a prefeitura municipal de Alexânia, é responsável por gerir várias secretarias como por exemplo, educação, obras, ação social e outras. A prefeitura negocia com a secretaria da seguinte forma pede que cada secretaria faça um balanço de pedido anual, de quanto irá gastar anualmente, a secretaria de finanças recebe esses dados e é liberado para as secretarias, como por exemplo; cento e vinte mil anual é disponibilizado dez mil por mês, caso havendo situações que esse dinheiro não cubra os gastos a prefeitura faz um complemento.

As informações de cada pregão e saldo disponibilizado através de reuniões entre secretários e funcionários de sua secretaria. Funcionários que tem um bom desempenho são presenteados com gratificações por produtividade e hora extra.

Os conflitos são fatores que sempre acontecem em setores do órgão publico, mas o chefe é necessário ter equilíbrio e pulso firme, promulgando a seus funcionários, ocasiões em que haja agilidade no serviço e que medidas de prevenção sejam estabelecidas, onde que funcionários possam se desempenhar mais e não tendo tempo para problemas, o chefe é necessário ter jogo de cintura para resolver situações como essas.

Os problemas mais comuns em empresas são o ajuntamento de funcionários em outros salas sem ser as suas, o maior problema existe numa empresa são as famosas fofoquinhas e disse e me disse, Isso provoca um clima chato, desandando serviços e causando desconforto nos setores, fazendo com que o serviço não renda, as famosas invejas são causas infelizes no andamento de setores importantes em uma empresa.

Testando várias formas caso, não consiga resolver esses problemas é importante que o chefe de setor, faça mudança, troque o funcionário de setor, por isso é importante que o mesmo seja embasado de grandes experiências em empresas para saber lidas com essas situações. O conflito está presente em todos os relacionamentos humanos e em todas as sociedades. As disputas acontecem entre pessoas de uma mesma família, vizinhos, grupos religiosos e esportistas, organizações e governo, cidadãos, dentre outros. Podem ser das áreas trabalhista ou comercial, sendo constituídas por múltiplos participantes e múltiplos critérios.

4

3 MARKETING

Por se tratar de um setor uma empresa publica, a prefeitura tem seu publico alvo por seus clientes, são aqueles que vão buscar informações para melhoria de uma cidade, a iluminação, atende os mais humildes através de programas sociais, que possam ser desenvolvidos, atender a demanda de lanche nas escolas.

A prefeitura trabalha tentando sanar as dificuldades dos setores, atendendo necessidades que o município apresenta desde a operação, tapa buracos e a varrição de rua, até o atendimento hospitalar, ela tenta desenvolver de todas as formas mesmo passando por crises financeiras, demite alguns de seus funcionários comissionados, diminui a carga horária de alguns setores que estão em pouco funcionamento, sendo assim reduzindo o gasto com energia, água, e dentre outros.

Essa empresa presta serviço para a comunidade, o seu foco é atender a população, sanar problemas e buscar recursos para melhorar a vida dos cidadãos do município, a empresa oferece apoio social, serviços de infraestrutura, educação e saúde, serviços com a conservação do meio ambiente.

O preço que o cidadão Alexaniense paga é o de protocolar, fazer um requerimento de um pedido por exemplo; o senhor João solicita um quebra mola na rua HP, pois o trafego de carro é grande e de alta velocidade ele precisa só fazer esses dois processos e aguardar para que seu pedido seja deferido e atendido.

A comunicação é feita através de informações que são passadas por meios de anúncios, por exemplo; convidar a comunidade para aquisição de maquinas, inauguração de escola e dentre outras formas de serviços que são prestados a comunidade. O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Ele traça e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma marca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com