TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  1.926 Visualizações

Página 1 de 9

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS


Introdução[pic 4]

Vivemos em um planeta onde tudo muda constantemente, ou seja, o que é hoje , amanhã talvez já não será mais. O mundo está em evolução e as vezes temos que aprender a mudar com ele. Nossa Historia é prova disso,  mudar nem sempre significa uma coisa desagradável desde que a mesma seja para melhor. Esse é o nosso Universo nosso mundo, onde temos muito o que aprender.

Antes da Revolução Industrial o mundo não conhecia o modelo tecnológico que hoje presenciamos em pleno Século XXI. Toda produção que era manual e que em muita das vezes a demoravam muito para se chegarem  a um produto acabado. Com aumento da demanda houve a necessidade de se ampliar a linha de produção para suprir o mercado exigente.

A partir daí, então apareceu o aumento da mão-de-obra capacitada. Podemos dizer que o mercado competitivo surge neste momento, ou seja, ou os funcionários tinham uma capacitação para o manuseio das máquinas ou estariam desempregados. E nos dias de hoje não é diferente, pois existem empresas que buscam este prossifional qualificado.

Tudo isso é conseqüência da Globalização, ou os países abrem as portas para o novo ou continuará a andar para trás. Um belo exemplo; Cuba. Todos sabem que Cuba de Fidel Castro passou décadas sem estender acordos com outros Países poucos dias jornais do Mundo inteiro presenciaram o laço entre Cuba com os Americanos (EUA). Isso é um mero reflexo que Cuba não é um país auto-suficiente e nem um outro é.

Recentemente no Brasil, uma aprovação de uma  leí nunca causou tanta polêmica quanto agora. A leí que foi para o congresso foi a de; terceirização. Aprovada pela maioria dos Deputados. Essa lei visa contratar uma mão-de-obra do trabalhador mais barato, sendo que a empresa contratante deverá mensalmente acompanhar se a empresa terceirizada estará pagando o trabalhador certo. Veremos a diante um termo bastante comum com este tema bastante discutido por sindicatos x governo e que métodos as empresas de hoje usa para ampliar a sua produção e lucratividade é o famoso outsourcing.

SUMÁRIO

Fenômeno da globalização        1.1

Quais sua definições de globalização        1.2

Quais são suas definições e como ele se verifica nos campos econômico, cultural e político        1.3

Defina em que período começou e como ocorreu sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo        1.4

Pesquise o que é o fenômeno de outsourcing e descubra como grandes marcas globais têm se valido dele para ampliar sua produção e mercados de consumo.        2.2

Escolha uma empresa como exemplo e pesquise mais detalhadamente como ela se adaptou ao processo de globalização        2.3

Redija um relatório de, no mínimo, três e, no máximo, seis páginas desse estudo de caso, apontando as situações pesquisadas nos passos anteriores voltadas especificamente para a empresa escolhida        2.4

Ao final desse estudo, faça suas considerações a respeito dos aspectos positivos e negativos da relação entre globalização, a empresa analisada e as pessoas beneficiadas ou prejudicadas pela empresa analisada direta ou indiretamente.        2.5

1.1 Fenômeno da Globalização

Quando Cristovam Colombo descobriu a América em (1.492) abrindo para os Impérios Espanhol e Português a Conquista do Novo Mundo seguido por outros colonizadores europeus, começava uma nova era não só na História da Humanidade mas na própria vida do planeta. A Globalização não só econômica e política mas principalmente biológica. Uma troca Mundial de plantas, animais, germes e doenças que devastou as populações indígenas das Américas, destruiu Culturas Civilizações no hemisfério Ocidental e revolucionou a ecologia de todo o planeta.

As pessoas se alimentam, se vestem, se locomovem, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais. Utilizando e consumindo mercadorias produzidas em diversas partes do Planeta. Exemplo: O Brasil é o pioneiro na fabricação do café porém a xícara é produzida na Índia.

`` Veremos que Hoje, cada vez mais, vivemos em uma sociedade Mundial``

Não há atividades que escapem dos efeitos da Globalização. Este é um fenômeno de dimensão, realmente, planetária. E, ao mesmo tempo que A globalização muda formas tradicionais de viver, produzir, de se identificar culturalmente; ela estimula o intercâmbio de conhecimento e de formação entre diferentes sociedades, economias e culturas em todo o planeta.

Globalização: o Mundo Encoheu ?

O carnaval é uma festa celebrada também em outras partes do Mundo. Em cada lugar, tem características diferentes, mas o que nunca falta é música e fantasia. Hoje em dia, podemos acompanhar o carnaval em outras partes do Mundo através dos meios de comunicação.

1.2

Vamos pensar um pouco ?

No mercado brasileiro tantos produtos feito no exterior? As economias do mundo todo se encontram hoje ligadas. Este é um reflexo do estágio avançado do capitalismo no qual nos encontramos. A economia de mercado, que caracteriza o capitalismo contemporâneo, tem um papel importante na Globalização. Para aumentar a competitividade e o lucro, os mercados nacionais de cada país começaram a estabelecer relações entre si. Hoje, se fala em um mercado mundial, composto pelos vários mercados nacionais. Conectando todos os pontos do globo terrestre, a economia torna-se globalizada.

Com a globalização, as relações sociais tendem a ficar cada vez mais desterritorializadas. Isso significa que as fronteiras, antes delimitadas pela cultura de cada sociedade, que coincidiam  com as fronteiras geográficas de cada país, vêm, progressivamente, ser flexibilizando.

1.3

Assim, a língua, os costumes, as tradições, as culturas nacionais deixam de ser marcadas por fronteiras territoriais. No entanto, longe de criar uma cultura global única, a globalização vêm, na verdade valorizando as culturas regionais e locais. E isso ocorre a despeito do lugar onde elas se manifestam. Seja em sua sociedade originária, seja em uma nova sociedade adotada, muitos grupos sociais vêm buscando recuperar e fortalecer a sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com