TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Marketing

Ensaios: Administração De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa é planejar, organizar, aplicar e controlar todas as atividades necessárias para que uma empresa possa estabelecer-se no mercado e manter-se competitiva.

Quando o administrador planeja, ele estabelece as metas e objetivos que a empresa pretende alcançar, permitindo uma atuação guiada para os resultados.

Ao organizar, o administrador estabelece quem fará cada uma das atividades, em que setor, em que momento, enfim, estabelece as regras para o desenvolvimento das atividades de modo organizado.

A ação de dirigir refere-se ao acompanhar, demonstrar a cada uma a parte que lhes cabe e a importância da correta realização da mesma. Por fim, deve o administrador controlar, ou seja verificar se as etapas vêm sendo cumpridas e se os resultados poderão ser alcançados do modo esperado.

O presente trabalho tem como base o estudo de caso de uma escola de samba – Imperatriz, e sua atuação. A escola de samba, apesar de ser uma associação e não ter fins lucrativos tem uma meta bem específica, vencer o carnaval.

Para tanto, dentro das mais variadas atividades que envolvem uma escola e todos seus setores, é preciso que exista uma integração, um trabalho coordenado para que todos os setores, cada um com seu papel, trabalhem visando a mesma finalidade.

2 DESENVOLVIMENTO

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

A administração trata-se da maneira utilizada pelas empresas para que possam alcançar seus os objetivos e metas propostos como base para suas atividades.

Nesse sentido, Maximiano (2000, p. 25) declara que:

A administração é processo ou atividade dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.

Tratando-se de uma ferramenta de ampla abrangência, a administração apresenta funções administrativas, essenciais para seu bom andamento, sendo elas planejar, organizar, dirigir e controlar.

A função de planejamento atua de modo a definir as metas a serem atingidas e os resultados esperados. O planejamento permite compreender o que se deseja fazer, guiando as atividades empresariais.

Estas metas devem ser cuidadosamente definidas e algumas informações são extremamente importantes, como conhecer as tendências do mercado, saber o que deseja o cliente, conhecer os fornecedores, verificar se há necessidade de investimentos, situação política do país e do mundo e outros. (VIEIRA FILHO, 2003, p. 24).

Para Chiavenato (2000, p. 195):

O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

Compreende-se, assim, que o planejamento é o primeiro passo para que uma empresa consiga alcançar o sucesso que almeja e do qual precisa para manter-se no mercado.

Tendo planejado suas metas e objetivos, deve a empresa organizar seus esforços e ações para que o planejamento possa tornar-se uma realidade.

Nesse sentido, esclarece Chiavenato (2000, p. 202) que a atividade de organizar refere-se a:

1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização).

2. Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização).

3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

Compreende-se, então, que a organização determina o que é necessário que se faça para realizar o planejamento, organiza tais atividades em departamentos e estabelece quem serão as pessoas que realizarão tais atividades.

Tendo-se planejado e organizado as atividades, é preciso dirigir-las e as pessoas que devem realizá-las, de modo que os resultados obtidos sejam otimizados.

Quanto à atividade de dirigir, esclarece Chiavenato (2000, p. 07) que:

Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.

Controlar é a atividade que permite saber se o planejamento, a organização e a direção estão surtindo os efeitos esperados pela empresa. Durante a atividade de controle são visualizados os resultados obtidos, podendo-se compara-los com os resultados esperados, permitindo a percepção do quanto a empresa evoluiu em comparação ao que ela esperava evoluir. (CHIAVENATO, 2000).

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Analisando-se o texto base da atividade, pode-se afirmar que o planejamento da escola de samba está apoiado em duas vertentes, primeiro, o objetivo maior da empresa é ser campeã do carnaval, para tanto, seu planejamento secundário está no samba enredo, alegorias, fantasias, participantes, etc.

A organização da escola, apesar de informal, é bastante clara, pois cada participante sabe qual é seu papel e função dentro do contexto da escola. Quem costura deve atentar-se à costura, quem monta os carros mantém seu foco nos carros, e assim por diante.

A direção de atividades na escola encontra-se bem clara, com a participação ativa e direta do presidente e da administradora da escola de samba de modo direto, ou seja, eles encontram-se disponíveis no barracão de atividades, participam das mesmas e verificam onde podem estar ocorrendo falhas.

O controle também é efetuado pela administradora da escola, que está sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com