TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação Parental

Tese: Alienação Parental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

1. O nome do filme é sugestivo em relação ao seu conteúdo. O que o título “Morte inventada” tem a ver com alienação parental?

R: O título tenta se enquadrar com a situação da alienação parental. Sendo a alienação parental, a tentativa do rompimento dos laços afetivos com o outro genitor, para a criação de fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, o termo “morte inventada” seria uma forma pela qual o genitor, aos poucos, vai excluindo a presença do outro da vida da criança.

2. Qual (quais) dos tipos de alienação parental previstos na lei (procurar a lei sobre alienação parental) mais foi (foram) comentados nas entrevistas?

R: Os casos comentados no documentário que se enquadram na lei 12.318/10 (alienação parental) são os apresentados nos seguintes incisos do art. 2°, parágrafo único: I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.

3. A alienação parental provoca efetivamente efeitos nocivos nas suas vítimas. Qual desses efeitos foi mais narrado pelos participantes do filme?

R: O vazio que é deixado na criança que, com o passar do tempo, vai causando um prejuízo no crescimento psicológico. Esse prejuízo pode ser tanto na maneira incorreta que a criança vai encontrar para preencher essa lacuna, como também, ela manifestar-se no futuro de outras formas.

4. Em termos de denúncia de abuso sexual, qual a conduta mais tomada pelos psicólogos? Os juízes entrevistados concordam com ela? Justifique.

R: Os psicólogos emitem laudo e pedem o afastamento do acusado de abuso. Os juízes discordam dessa medida pelo fato que, caso essa denúncia seja falsa, o que segundo eles vem acontecendo bastante, pode haver um trauma na criança pelo tempo desse afastamento, já que está sendo lidado com prazos judiciários. Então até que seja apurado se houve ou não o abuso, um trauma está sendo criado na criança.

5. De todas as entrevistas, qual a que mais marcou o grupo? Justifique.

R: As entrevistas com Enéas e Marcelo. Esse caso mostrou de uma maneira bastante claro os efeitos que a alienação parental podem causar na criança. Nessa história, o sentimento vingativo da mãe em querer romper os laços dos filhos com o pai, acabou gerando um afastamento entre os irmãos. Os problemas que deveriam ter cessado na separação respingou nos filhos, causando tal problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com